Como Fazer Um Pergolado DIY? Indispensável para criar um espaço de sombra onde se pode almoçar ou relaxar, mas também muito útil para se proteger da humidade noturna, o pergolado Representa um daqueles elementos que não podem faltar no design exterior.
É um estrutura relativamente simples de criar Também faça você mesmo que ao mesmo tempo pode ser facilmente realçado, tornando-se nada menos que sugestivo do ponto de vista estético. As alternativas de design são duplas, será possível criar um pergolado portanto com uma das faces ancorada na casa, ou autoportante, com os clássicos quatro pilares para serem posicionados onde quiser no jardim.
Índice
Projeto do Pergolado DIY barato
Se você tem um mínimo de praticidade com trabalhos manuais e DIY, certamente pode considerar faça um pergolado faça você mesmo que, como é fácil imaginar, levará a um notável poupança económica. O primeiro passo a dar é certamente fazer um esboço, ou melhor, um verdadeiro projeto que definirá tamanho e aparência do pergolado. Esta fase é realmente crucial, pois será utilizada para enquadrar as medidas dos componentes individuais e isso permitirá que você comprar materiais conscientemente.
Pode optar por criar uma pérgula com terças equipadas com juntas que se encaixam nas vigas, ou simplesmente utilizá-las como suporte com as fixações necessárias. No primeiro caso, será criada uma melhor resistência estrutural, mas será necessário criar os recessos nas terças de forma muito precisa.
Como Fazer Um Pergolado DIY? Escolha de materiais
Voltemos agora a nossa atenção para a escolha do materiais preferidos para a construção de uma pergolado que será colocado no exterior e, portanto, exposto aos elementos. O madeira certamente continua a ser a escolha mais popular, entre as mais adequadas em termos de resistência encontramos o lariço e o carvalho alternativamente, outros tipos de madeira também podem ser avaliados, mas devem ser preferíveis tratado em autoclave.
Outro material que definitivamente vale a pena considerar é o ferro galvanizado que, além de oferecer a máxima resistência aos agentes externos, impressiona especialmente quando utilizado em espaços modernos.
Como montar uma pérgula faça você mesmo
Vamos agora chegar à realização real da nossa Pérgula DIY que deve ser colocada sobre uma base sólida e perfeitamente nivelada. Você pode optar por criar um plataforma de concreto que pode depois ser deixado cru ou coberto, servindo também de base para a sala de estar ou de jantar. Como alternativa à criação de um público real, você pode criar alguns bases de concreto sobre as quais colocar os pilares portanto quatro acomodações que darão sustentação aos quatro pilares. Este último terá que ser corrigido com a ajuda de placas de metal capaz de garantir uma estabilidade perfeita.
Uma vez erguidos os quatro pilares, podemos prosseguir para coloque as vigas que criarão o perímetro sólido da pergolado neste momento você pode usar peças de canto para fixar com segurança os diferentes cantos. Portanto, você precisará de parafusos e buchas para montar tudo (você pode usar o tassel Würth escolhendo aqueles que melhor atendem às diferentes necessidades).
Assim que a base estiver concluída, você pode colocar o terças perpendiculares às vigas lembre-se de fixá-los por baixo, de preferência com suportes e evitando parafusá-los diretamente.
Soluções para cobertura e sombreamento
Depois de concluída a estrutura da pérgula, será possível pensar no que utilizar como sistema de cobertura para obter um sombreamento que permita desfrutar do exterior mesmo nas horas mais quentes. Se você é um amante das plantas, uma solução sugestiva, para dizer o mínimo, é a de embelezar o pergolado com trepadeiras que, desenvolvendo-se na estrutura, criam um telhado verde grosso. Você pode escolher o glicínias ou o buganvília de floração espetacular e rápida ou o kiwio que também permitirá que você desfrute de suas frutas fantásticas. Naturalmente, no caso das trepadeiras será necessário aguardar o curso da natureza para obter uma cobertura suficientemente espessa da pérgula mas, garantimos-vos, a espera sem dúvida valerá a pena.
Alternativa definitivamente mais prática rápido e quase sem manutenção, é aquele que vê ouso de tecidos você pode embelezar o telhado com cortinas de sombreamento em versão pass-through ou cobertura completa. Obterá assim uma tonalidade perfeita com o mínimo esforço.
Idéias de iluminação
Por fim, queremos voltar o nosso olhar para sistema de iluminação que será indispensável nas noites quentes de verão. O ideal é criar um tipo de iluminação suave a ser obtido colocando lâmpadas de teto ou holofotes embutidos no chão. Para iluminar a mesa de centro ou de jantar você pode usar algumas práticas lanternas ou lâmpadas sem fio.