Tudo o que você precisa saber sobre sementes
Como as sementes contêm nutrientes vitais, elas são uma fonte atraente de alimento para muitos animais. Para garantir que pelo menos algumas sementes sobrevivam para ver a luz do dia e se transformarem em plantas, elas geralmente possuem mecanismos de proteção.
Por exemplo, uma casca dura é uma forma de afastar criaturas famintas. (Se você já quebrou uma noz, entenderá.) Outras plantas usam o veneno como arma: o feijão cru e a linhaça contêm uma toxina que só é desativada pelo cozimento. (As sementes de maçã e de damasco também têm uma toxina semelhante, mas geralmente não comemos os caroços).
E há os carvalhos, que têm anos de mastro (quando produzem bolotas em excesso) que são seguidos por alguns anos de grande redução da produção de bolota. Uma teoria evolutiva para este ciclo de expansão e queda: “saciedade de predadores”.
Os cientistas conjecturam que durante os anos de mastro, os animais não conseguem comer todas as bolotas, o que permite que algumas se transformem em árvores.
5. Eles podem sentir o ambiente.
Um estudo publicado em 2017 no Anais das Academias Nacionais de Ciências sugere que as plantas têm um tipo de “cérebro” que detecta quando as condições são adequadas para brotar e coordena as respostas das várias células.
6. Eles podem carregar gerações de história.

As sementes da herança vêm com a história. Eles são transmitidos através de gerações dentro de uma área ou comunidade. Algumas definições dizem que precisam ter mais de 50 anos, mas outras exigem que a linhagem da planta seja muito mais antiga.
E as histórias que contam podem ser tão interessantes quanto um romance. O tomate Mortgage Lifter, por exemplo, foi um híbrido desenvolvido na Grande Depressão que ajudou seu inventor a pagar sua hipoteca. (Para obter mais informações sobre sementes tradicionais, consulte The Garden Decoder: O que são sementes híbridas, tradicionais e de polinização aberta?)
7. Eles são extremamente nutritivos.
As sementes são uma fonte de nutrientes. Gorduras, carboidratos e proteínas não são bons apenas para criar novas plantas, mas também podem alimentar a nós e à vida selvagem. Tofu, macarrão, pão, manteiga de amendoim e geleia e seu cereal matinal favorito – todos são feitos de sementes.
E de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, cinco culturas de cereais (arroz, milho-miúdo, sorgo, trigo e milho) representam 60% das calorias mundiais.
8. Eles são passageiros frequentes de nível platina.

As sementes são mestres da engenharia quando se trata de dispersão. As sementes de serralha voam com a mais leve brisa. O Velcro foi inspirado nas rebarbas de bardana. E um favorito pessoal, jóia, Impatiens capensisenvia suas sementes para o mundo por meio de uma explosão.
O menor toque em uma vagem madura faz com que ela detone, fazendo suas sementes voarem. As sementes também são clandestinas inteligentes. Os esquilos plantaram involuntariamente florestas de carvalhos.
E aquela hera venenosa no seu quintal? Como plantado por meio de sementes em cocô de pássaro.
9. Eles são usados para fazer utensílios domésticos.
A fibra de coco, a parte fibrosa da semente do coco, aparece em capachos, tapetes, cordames e tecidos. A soja, por sua vez, pode ser encontrada em isolamentos à base de soja, produtos de beleza, velas e até pneus.
10. Eles podem ajudá-lo a chegar onde você está indo.
O etanol é feito de milho (sim, milho é semente) e adicionado à gasolina. O biodiesel pode ser produzido a partir de soja e sementes de girassol.