Piscina infinita de Herzog & de Meuron
Localizada na vila de Blevio, a piscina faz parte de um empreendimento maior da Herzog & de Meuron para o resort Mandarin Oriental Lago di Como.
Isto permitiu ao estúdio reconceituar a área da piscina existente e atualizar o spa interior e a recepção do resort.

De acordo com Herzog & de Meuron, a piscina infinita foi projetada para se fundir com a água do lago para criar “uma espécie de ilusão de ótica” – reforçada pela refletividade do exterior de aço brilhante da piscina.
“A nova piscina flutuante foi projetada para se misturar às águas quando vista do lago e para revelar o máximo possível da histórica colunata abobadada”, disse o estúdio.
“Os preenchimentos anteriores em vidro e aço são removidos e os cofres históricos são abertos e ativados”, disse o parceiro do estúdio Herzog & de Meuron, Ascan Mergenthaler, a Dezeen.

O estúdio fornecia acesso à piscina e ao deck através de uma rampa que levava a um bar e área de jantar recém-criado que se estende desde a colunata em arco da estrutura.
Feita de aço pré-fabricado, a forma projetada da piscina de 40 metros de comprimento foi projetada para reduzir o impacto das ondas. Está ligado de um lado a um terraço de madeira com espreguiçadeiras e guarda-sóis.
O arenito Cardoso, escolhido pela semelhança com as cores do lago, foi utilizado no revestimento interno da piscina.

Dentro do edifício do spa próximo à piscina, Herzog & de Meuron concentrou-se em atrair a luz do dia para as áreas de spa existentes – que compreendem um spa molhado e um spa seco – e estabelecer novas conexões visíveis com o exterior.
“Embora a área da piscina tenha sido totalmente reconceitualizada, o spa úmido e seco e as áreas de recepção foram melhorados, mantendo os recursos existentes que ainda não esgotaram sua vida útil”, disse o estúdio.
“O foco principal é a introdução de luz natural nas três áreas do spa e o estabelecimento de múltiplas conexões visíveis com a paisagem circundante.”
No spa seco, uma claraboia circular foi esculpida no teto existente para atrair a luz solar para o espaço subterrâneo, enquanto uma janela em arco de mais de quatro metros de largura foi inserida no muro de contenção existente do spa úmido.
Herzog & de Meuron também adicionou uma série de janelas delineadas por finas molduras de madeira à área de recepção, complementando uma fileira de aberturas menores existentes.

O wet spa, que alberga uma sauna, banho turco e piscina interior existentes, foi actualizado com um novo tecto abobadado em estuque e forrado com telhas de vidro, enquanto o piso de pedra existente no espaço foi reparado.
Aqui, os arquitetos escolheram madeira escura e tons neutros para criar interiores relaxantes que foram decorados com vitrines com molduras de madeira, painéis de parede têxteis estampados e pisos de mosaico que inspiram motivos dos espaços existentes.

Embora o spa esteja aberto aos hóspedes, Herzog & de Meuron continua trabalhando no projeto.
“Estão atualmente conceituadas futuras intervenções e adições que irão fortalecer ainda mais o caráter de resort da propriedade existente e formar laços ainda mais estreitos com a natureza e as aldeias circundantes.” Mergenthaler disse.
Outros projetos recentemente revelados por Herzog & de Meuron incluem um cubo gigante proposto para armazenamento de arquivos de três museus em Seul e um edifício de tijolos para o Royal College of Art de Londres.
A fotografia é de Robert Rieger.
Créditos do projeto:
Parceiros: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Ascan Mergenthaler, Andreas Fries
Equipe do projeto: Martin Krapp (diretor de projetos), Alessandro Farina (gerente de projetos), Silvia Carrara, Monica Gaspar Bonilla, Riccardo Orsini, Francisca Soares de Moura
Consultor de projetos: Herzog & de Meuron Basileia
Planejamento geral: Lombardini22
Especialista em piscinas flutuantes: Bluet, solução flutuante
Consultoria em iluminação: Isometrix Iluminação e Design
Construção de piscina: azul
Construção de alimentos e bebidas: Nova Consultoria
Trabalhos em pedra natural: Vallmar
Empreiteiro geral: La Restyling Srl
Móveis e trabalhos internos em madeira: Ramiro Srl
Mobiliário: Estúdio Hop Copper
Tratamentos de superfície interna de spa úmido: Sicis srl
Revestimento de parede: Rubelli SPA
Instalação de estofados e revestimentos de parede: Ci.ti.ell
Dispositivos de iluminação: L Gomiero
Portas e janelas internas de madeira: Tecidos D
Acabamentos de piso interno (Terrazzo): AM Top Boden Gmbh