Cometa House
Um par de torres de pedra e uma palapa com telhado de palha estão entre as características de um retiro natural no sul do México projetado pelos arquitetos Mauricio Rocha e Gabriela Carrillo.
A Casa Cometa está localizada na pequena cidade costeira de Mazunte, no estado de Oaxaca. Fica à beira de uma reserva natural em Punta Cometa, ou Comet Point, uma península que se projeta no Oceano Pacífico e já foi o local de um forte asteca.

Para este local, os arquitetos mexicanos Mauricio Rocha e Gabriela Carrillo decidiram criar um retiro espaçoso que funcionasse em harmonia com a topografia do local.
Eles enfrentaram diversas condições interessantes ao projetar a casa. A propriedade tem um formato bastante irregular e uma diferença de 28 metros entre seus pontos mais altos e mais baixos. Além disso, de acordo com os regulamentos locais, todas as árvores tiveram que permanecer no local.

Os arquitetos também precisaram considerar como a paisagem evolui ao longo do ano. Embora exuberante durante a estação das chuvas, assume um caráter mais acentuado durante os meses de seca.
“Uma das principais buscas por esta casa foi diluir sua escala com a mudança da paisagem da selva de Oaxaca”, disse a equipe.

Por sua vez, os arquitetos conceberam uma série de “plataformas ortogonais” que se colocam em diferentes níveis da propriedade.
As plataformas “estrategicamente abertas à paisagem e ao vento, e próximas aos raios solares e ao mau tempo”, disse a equipe. “Eles também se tornam pontos de vista para o nascer e o pôr do sol.”

Algumas plataformas foram deixadas abertas como vazios, enquanto outras possuem edifícios colocados em cima delas.
O edifício central do local é uma estrutura de madeira com as laterais abertas e telhado de palha conhecido como palapa. De planta retangular, o edifício engloba sala de estar, sala de jantar e cozinha.

Perto da palapa, e perpendicular a ela, há uma segunda estrutura de madeira que contém quartos e uma sala. Situada mais abaixo na propriedade e escondida entre as árvores, esta ala privada foi projetada para oferecer uma conexão íntima com a paisagem vegetal.
Situada entre a palapa e a ala privada está uma longa piscina linear que se eleva acima do local e “flutua como um mirante”. As escadas levam a um jacuzzi num nível inferior.

Para contrastar com os elementos horizontais do local, a equipe criou duas torres de pedra. Um contém um quarto principal e o outro um estúdio.
Paredes de pedra ficaram visíveis no interior das torres e contribuem para a paleta de materiais terrosos do local, que também inclui argila.
No geral, o projeto do retiro pretende envolver o terreno circundante e diluir a fronteira entre espaços abertos e cobertos, disse a equipe.
“A própria casa é a relação entre a paisagem, a topografia e as estruturas ortogonais que enquadram as vistas para o mar e a selva”, disse a equipe.

Outras propriedades em Oaxaca incluem um amplo hotel do Taller de Arquitectura X que funciona com energia solar e uma casa de concreto do Espacio 18 Arquitectura que parece ter sido esculpida na rocha.
A fotografia é de Edmund Sumner.
Créditos do projeto:
Arquitetos: Escritórios de Mauricio Rocha e Gabriela Carrillo
Equipe do projeto: Andrés Berjón, Pavel Escobedo, Juan Carlos Montiel, David Noble
Construção: Perma Casco
Design de interiores: Lecoadic Scott (Yann Le Coadic e Alessandro Scotto)
Engenharia estrutural: Grupo SAI (Gerson Huerta)
Modelos: Francisco Ortiz
Cliente: Carlos Couturier