Existem poucas paisagens de verão mais icônicas do que murtas de crepe em plena floração. Em tons coloridos como rosa, violeta e vermelho, as murtas crepe são as favoritas dos jardineiros que procuram uma árvore com flores de baixa manutenção. Eles crescem facilmente em todo o Sul, enchendo quintais com meses de flores vibrantes.
Alguns jardineiros alinham sua entrada de automóveis com uma fileira imponente de murtas crepe quase mantidas, enquanto outros preferem a aparência de uma árvore florida brotando de um jardim de casa de campo. Mas, se você deseja que sua murta crepe alcance o céu ou mantenha uma aparência mais arbustiva, geralmente é necessária alguma poda anual.
Quer ter certeza de podar suas murtas crepe na hora certa? Este é o melhor momento para cortar murtas crepe e o que fazer se você perder a janela.
Quando podar murtas de crepe
Embora alguns jardineiros possam presumir que no minuto em que os galhos de uma murta crepe ficam nus, é hora de começar a podar, é melhor resistir ao impulso de cortar uma murta crepe no outono, assim que as folhas caírem. Como as murtas crepe florescem em um novo crescimento e não começam a brotar esse novo crescimento até o início da primavera, não há necessidade de pressa.
Em vez disso, espere até depois das férias para começar a pensar em como deseja podar as murtas crepe do seu jardim. “A melhor época para cortar as murtas crepe é no final do inverno, em qualquer lugar durante janeiro ou fevereiro, antes que qualquer novo crescimento comece a brotar”, diz Sons.
Podar suas murtas crepe muito cedo pode ter alguns impactos negativos. Primeiro, você removerá qualquer barreira entre sua planta e um inverno rigoroso. Por exemplo, se houver uma forte geada, isso danificará primeiro as pontas dos galhos. Se esses galhos já foram podados, você está colocando mais plantas em risco. E, em segundo lugar, uma murta crepe podada simplesmente deixa você com tocos pouco atraentes durante todo o inverno.
Outras etapas para preparar murtas crepe para o inverno
Alguns jardineiros também preparam suas murtas crepe para temperaturas extremas de inverno. Sons diz: “Para preparar murtas crepe para o inverno e para o clima frio em geral, adicione um pouco de cobertura morta ao redor da base e regue com profundidade suficiente para que as raízes possam reter a umidade antes que as temperaturas congelantes possam assumir o controle”.
Ela recomenda proteger as murtas crepe no início do inverno, antes de cortá-las durante o ano.
O que você deve fazer se perder o prazo?
Felizmente, as murtas crepe descontraídas não se importarão se você perder a janela para cortá-las. Se janeiro e fevereiro já passaram, você ainda pode apará-los levemente.
“Se você perdeu o intervalo de tempo melhor para reduzir as murtas crepe, não se preocupe”, comenta Sons. “Poda-os levemente no início da primavera e evite cortes pesados, concentrando-se na modelagem em vez de qualquer poda drástica.”
E não se preocupe se a falta de poda afetará a época de floração. Embora algumas pessoas façam a poda até o tronco porque acham que isso trará flores maiores e melhores, a realidade é que suas murtas crepe lhe darão flores abundantes, semelhantes a nuvens, quer você as poda ou não. O corte é simplesmente para o seu gosto pessoal ao moldar a silhueta da planta.