Quer umas férias na praia mas não suporta o calor? Estas são as escapadelas de verão mais frescas da Europa
Viaje de comboio, autocarro ou ferry para ter a certeza de que não está a contribuir para o aquecimento global.
Com o calor extremo a varrer destinos balneares populares no Mediterrâneo e não só, a sua atração começa a esmorecer.
Mas não tire já o fato de banho da mala. Muitas praias do norte e oeste da Europa ainda têm temperaturas abaixo dos 30°C,** o que manterá vivos os seus sonhos de sol, mar e areia.
Aqui estão alguns dos melhores destinos de praia na Europa que não estão atualmente a ser atingidos por ondas de calor.
Caminhar pelas dramáticas falésias de calcário em Lagos, Portugal
O sol está a brilhar no Algarve, em Portugal, mas a maioria dos locais apenas regista temperaturas máximas entre os 24 e os 30°C.
Com a sua cidade velha murada, falésias impressionantes e belas praias, Lagos é o local perfeito para umas férias relaxantes à beira-mar.
Também tem muito para os veraneantes mais ativos – desde o surf e o ciclismo de montanha até às caminhadas no Trilho da Ponta da Piedade. Os seus passadiços de madeira levam-no a mergulhar na Praia de Dona Ana, a grutas mágicas de calcário e a baías isolada que são perfeitas para a observação de aves.
Ao evitar as altas temperaturas que atingem o Mediterrâneo, certifique-se de que não está a contribuir para elas: Lagos é acessível a partir de Lisboa em menos de quatro horas de comboio, com uma mudança em Albufeira.
Para temperaturas ainda mais frescas – atingindo máximas de 24°C – a cidade do Porto, no norte de Portugal, oferece uma mistura perfeita de cultura urbana e praias de areia.
Surfar e comer tapas em San Sebastián, Espanha
Enquanto o sul de Espanha é visado por avisos de calor excessivo, o norte do país escapou mais facilmente. A cidade turística de San Sebastián regista atualmente temperaturas máximas entre os 23ºC e os 27°C, o que a torna um excelente refúgio costeiro para fugir ao calor.
Desde relaxar nas areias brancas e finas de La Concha até fazer uma excursão de pintxos de fazer crescer a barriga, esta cidade basca tem tudo o que se pode pedir numas férias de praia urbana.
É também o ponto de partida para alguns dos melhores locais de surf na Espanha, de Zarautz à praia de Zurriola.
San Sebastián é acessível de comboio em cerca de cinco horas e meia a partir de Madrid e Paris.
Passear a cavalo ao longo da praia em Biarritz, França
Apenas uma hora a norte de San Sebastián, Biarritz situa-se no lado francês do País Basco.
Com temperaturas máximas entre os 23ºC e os 29°C, esta cidade à beira-mar no sudoeste de França oferece uma alternativa mais fresca às praias mediterrânicas do país.
Depois de abrir o apetite, dirija-se ao Marché aux Halles de Biarritz para se deliciar com marisco fresco, queijo e charcutaria num mercado animado.
Os comboios diretos partem da Gare Montparnasse em Paris para Biarritz e demoram pouco mais de quatro horas.
Tomar banho num lido geotérmico em Penzance, Reino Unido
O Reino Unido não é o primeiro sítio que vem à mente quando se pensa em férias na praia na Europa – mas a Cornualha, na península do sudoeste do país, é diferente.
Se as temperaturas máximas de 18°C ainda lhe causam arrepios, pode aquecer-se nas águas com mais de 30°C da Jubilee Pool de Penzance, um lido de água salgada Art Deco abastecido por um poço geotérmico.
Caminhar até ao castelo de St Michael’s Mount – uma ilha na vizinha Marazion – também o ajudará a aclimatar-se.
Apanhe o comboio noturno de oito horas da Riviera de Londres para Penzance, acordando com as vistas do nascer do sol sobre o Canal da Mancha durante o percurso.
Explore pântanos e florestas de pinheiros na cidade turística de Jurmala, na Letónia
Outra opção no que diz respeito a sugestões de praias, a Letónia possui uma linha costeira de 500 km salpicada de areias brancas e florestas de pinheiros.
Dirija-se a Jūrmala, uma cidade repleta de natureza, para uma praia ampla com temperaturas entre os 23ºC e os 29°C. Fique alojado numa das icónicas moradias à beira-mar de madeira Art Nouveau da cidade, no bairro de Bulduri – algumas das quais foram convertidas em hotéis.
Longe das movimentadas lojas e restaurantes do centro da cidade, o Parque Nacional de Kemeri oferece um refúgio terapêutico com um passeio de pântano e vistas do pôr do sol.
Mais perto da praia principal, o Parque Florestal de Dzintari permite-lhe aventurar-se nas copas das árvores do pinhal em plataformas de observação de 33 metros.