Rau Haus by Feldman Architecture fica em uma encosta do Vale do Silício
Madeira e cimento envolvem o exterior de uma casa de família na encosta projetada pelo estúdio californiano Feldman Architecture para parecer um “espaço de serenidade”.
A Rau Haus foi construída para um casal com uma filha pequena que desejava uma casa mais espaçosa depois de anos morando na densa cidade de São Francisco.

Eles encontraram uma propriedade ao sul da cidade, em Portola Valley, uma cidade no lado leste das montanhas de Santa Cruz.
Os clientes contrataram a Feldman Architecture, com sede em São Francisco, para criar uma casa isolada e de estilo moderno que aproveitasse ao máximo o ambiente e incluísse uma área dedicada para receber familiares e amigos.

“A visão da equipe centrou-se na imersão completa dos visitantes nas colinas verdejantes, ao mesmo tempo que oferecia um vislumbre raro e distante da Baía de São Francisco ao norte”, disse o estúdio.
Em planta em forma de L, a casa é composta por duas barras inseridas em um terreno inclinado e envolve um espaço externo na parte traseira. Uma barra tem dois níveis e vai de norte a sul; a outra é térrea e estende-se de leste a oeste.

“Este projeto nos permitiu criar um espaço de serenidade, bem equilibrado com um design que cria conexões horizontais e verticais dentro e em direção à paisagem”, disse o diretor do projeto, Steven Stept, da Feldman Architecture.
As barras são revestidas com gesso cimentício e cipreste Monterey – materiais escolhidos por serem duráveis e de baixa manutenção.

As aberturas foram cuidadosamente colocadas para minimizar a vista das propriedades vizinhas e imergir os ocupantes na paisagem.
“Poços de luz e janelas de clerestório na fachada leste acolhem a luz da manhã e oferecem vislumbres de vegetação sem comprometer a privacidade”, disse a equipe.

A casa totaliza 319 metros quadrados (3.433 pés quadrados) e apresenta uma divisão cuidadosa de espaços públicos e privados. A equipa priorizou a ligação ao ar livre e uma “materialidade sóbria, moderna e limpa”.
Na barra norte-sul, o rés-do-chão alberga os espaços comuns – cozinha, zona de refeições, sala de estar e arrumos, e garagem para três carros.

A parte superior contém a suíte principal e dois quartos adicionais, além de um escritório em estilo loft com vista para o piso inferior.
Um “deck de observação” externo foi colocado próximo à suíte principal, no topo da garagem. Deste poleiro elevado é possível ter vistas da baía.

“Era importante para os clientes que esta cobertura fosse acessível ao público sem comprometer a privacidade do seu quarto”, disse a equipe.
O outro bar da casa abrange quartos de hóspedes, sala familiar e espaço flexível. Está voltado para o quintal, onde a equipe criou espaço para brincar, se exercitar e se divertir.
Uma piscina infinita serve como “um limiar onde a paisagem bem cuidada se funde com a paisagem nativa dos prados”.
No geral, a casa tem o carácter de um retiro natural, permitindo a sua utilização a tempo inteiro.
“A casa abraça o espírito do local e prepara o cenário para o desenrolar da vida diária”, disse a arquiteta do projeto, Anjali Iyer.

Fundada em 2003, a Feldman Architecture projetou vários projetos residenciais na Califórnia e em outros lugares.
Outros incluem a reforma de uma “casa circular peculiar” situada em uma encosta perto do Vale do Silício e uma casa de fim de semana na região vinícola da Califórnia que possui espaços cheios de luz que se estendem ao ar livre.
A fotografia é de Adam Rouse.
Créditos do projeto:
Arquiteto: Arquitetura Feldman
Equipe de arquitetura: Steven Stept (diretor do projeto), Anjali Iyer (arquiteta do projeto), Leila Bijan Kuehr (designer sênior), Humbeen Geo (designer)
Designer de interiores: Projetos de perguntas frequentes
Projeto paisagístico: Thuilot Associados
Empreiteiro geral: Construtores NorthWall
Projeto de iluminação: Iluminação Tucci
Engenheiro estrutural: Engenheiros ZFA
Engenheiro civil: Lea & Braze Engenharia
Deputado Europeu: Philip Neumann Projeto de Energia