Casa com piscina geométrica
Localizada perto de Reigate Heath, um Sítio de Interesse Científico Especial (SSSI), a estrutura foi projetada pelo estúdio londrino Surman Weston com o paisagista Matthew Childs, que ajudou a identificar um local dentro dos jardins que já estão repletos de assentos e terraços.

“O cliente encomendou o projecto com a vontade de aproveitar melhor o jardim traseiro virado a sul e criar novos espaços de descanso, exercício e convívio”, explica o atelier.
“Uma ousada inserção geométrica na natureza, a casa da piscina atua como um contraponto ao cenário, uma combinação de floresta madura e um jardim paisagístico com pedras expostas de Westmorland e lagoas de formato orgânico”, continuou.

Negociando uma mudança de nível de 1,5 metro em todo o terreno, a casa da piscina é elevada sobre uma base de concreto, encimada por uma placa de piso em forma de disco.
Atuando como pódio e terraço, esta base circular é meio abrigada e meio aberta aos elementos, e cortada pela piscina retangular de 10 metros de comprimento que se projeta para fora em direção à floresta.
A área fechada da casa da piscina, protegida por um telhado semicircular de metal corrugado, é construída em abeto Douglas exposto, visível na parte inferior da cobertura e no teto interno.
Ao lado da casa de banho encontra-se uma cozinha e zona de estar com salamandra, dividida por uma zona de arrumação. Portas de correr de altura total permitem que estes espaços se abram completamente para o terraço dependendo da estação.

“A paleta é limitada a três materiais de construção: concreto, madeira e telhado de alumínio corrugado que se projeta sobre a frente da casa da piscina para criar uma cobertura e um limiar profundo entre o interior e o exterior”, explicou Surman Weston.
“As portas de correr permitem que a casa da piscina se abra totalmente para o terraço, transformando o espaço interno compacto em uma sala externa muito maior, adequada para refeições ao ar livre, com uma transição perfeita através do uso de pisos de concreto vazado por dentro e por fora”, continuou. .

A paleta de materiais contidos é transportada para o interior, onde a parede traseira curva da casa da piscina foi acabada em gesso natural com luminárias simples e móveis de madeira.
O estúdio de arquitetura Surman Weston, com sede em Londres, foi fundado em 2014 por Tom Surman e Percy Weston. Outros projetos recentes do estúdio incluem um espaço de ensino em Hackney para as crianças aprenderem sobre comida, que recebeu o Prêmio Stephen Lawrence de 2022, e uma casa em Surbiton projetada como uma versão contemporânea de seu ambiente simulado de Tudor.
A fotografia é de Jim Stephenson.