Casa de férias
O escritório mexicano Espacio 18 Arquitectura projetou uma casa de férias de concreto em Tulum com uma janela circular em um dos tetos que revela uma piscina.
Villa Cava é uma casa semelhante a uma fortaleza inspirada no brutalismo e cercada por uma vegetação exuberante no bairro de Aldea Zamá, em Tulum.

Revestida em concreto armado, a casa é dividida em dois níveis e também possui um jardim na cobertura.
O Espacio 18 foi inspirado nos cenotes ao projetar a casa – antigas cavernas e poços de calcário submersos e cheios de água encontrados na Península de Yucatán, no México.

“O concreto foi o resultado da busca por manter uma arquitetura atemporal e sem manutenção que se adaptasse ao ambiente úmido de Tulum, bem como aos furacões”, explicaram os arquitetos Carla Osorio e Mario Ávila.
Descrita como uma “escultura habitável”, os visitantes entram na Villa Cava através de uma entrada geométrica de pé-direito duplo que foi construída em torno de duas árvores existentes e conduz a uma escada.

Este corredor é iluminado por uma impressionante janela circular no teto que revela uma piscina na cobertura vista de baixo. A luz em tons de azul passa pela abertura e reforça a atmosfera cavernosa.
“Representa um cenote, e há algo incrível nos reflexos nas paredes que a água cria”, disseram Osorio e Ávila a Dezeen.

Uma cozinha em plano aberto, um escritório e uma área de estar arejada estão presentes no primeiro andar, que também inclui outra piscina.
Os quartos e banheiros privativos ficam no segundo nível, onde tetos de nove metros de altura e uma seleção de claraboias lançam muita luz natural nos interiores.

Ao longo desses espaços, a designer de interiores Kayla Pongrac optou por detalhes em madeira clara e móveis em tons neutros, enquanto pisos e paredes de concreto liso ecoam a fachada da casa.
A cobertura oferece assentos adicionais ao ar livre e apresenta vista para as árvores circundantes.
Formas de concreto robustas e em zigue-zague que contêm escadas internas se projetam de várias áreas da fachada, realçando sua impressionante aparência externa.
Espacio 18 projetou a villa em colaboração com um jovem casal do Canadá que foi atraído para o México.
“A inspiração veio do mágico Cenote Suytun em Yucatán, que conquistou o coração (do casal), e eles decidiram criar uma casa que incorporasse a beleza natural e a qualidade espacial da região”, disseram Osorio e Ávila.

Com sede em Oaxaca, o Espacio 18 projetou anteriormente uma moradia geminada com pátio interno em Puebla e uma casa à beira-mar em Oaxaca com duas alas orientadas para acompanhar o nascer e o pôr do sol.
A fotografia é de César Béjar.