Centro Aquático Timber
Localizado no bairro de Saint-Denis, o Centro Aquático é o único edifício permanente construído para o grande evento desportivo, que começa em 26 de julho de 2024.

VenhoevenCS e Ateliers 2/3/4 projetaram o Centro Aquático para sediar competições de mergulho e nado sincronizado durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Também será utilizado nas eliminatórias do pólo aquático e deverá ser aberto aos atletas paraolímpicos para uso como centro de treinamento.
As provas de natação acontecerão na Arena Paris La Défense, que está sendo convertida em piscina para o evento.

O edifício foi desenvolvido para ser multifuncional, garantindo que possa ser utilizado como recinto desportivo de bairro após os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Está rodeado por espaços públicos verdes e ligado ao Stade de France – estádio que será utilizado para as cerimónias de abertura e encerramento dos jogos e eventos de atletismo – através de uma ponte recém-construída.

“Ao reunir pessoas em torno do desporto e do lazer, o novo Centro Aquático cria um bairro que constrói pontes entre culturas e bairros, ao mesmo tempo que aproveita as instalações e os espaços públicos envolventes”, afirmam os estúdios.
“Há também a ligação literal, com uma nova ponte pedonal que atravessa a autoestrada e liga os espaços públicos em redor do Stade de France ao Centro Aquático e ao novo coração do futuro bairro ecológico de La Plaine Saulnier.”

A estrutura do Centro Aquático é construída predominantemente em madeira, ficando visível em áreas que incluem uma cobertura de 80 metros de comprimento que se estende sobre a piscina.
O uso de madeira por VenhoevenCS e Ateliers 2/3/4 informou a implementação de uma lei francesa de sustentabilidade que exige que todos os novos edifícios públicos sejam construídos com pelo menos 50% de madeira ou outros materiais naturais.
“Ao usar madeira para esta estrutura monumental, o projeto dobra a porcentagem mínima exigida de materiais de origem biológica”, disseram VenhoevenCS e Ateliers 2/3/4.

As curvas da cobertura criam espaço para arquibancadas nos três lados da piscina, que acomodará até 5 mil pessoas durante os jogos. Cada assento é feito inteiramente de plástico reciclado coletado no bairro.
A piscina em si é “modular e multifuncional” garantindo que pode ser adaptada para acolher os diferentes eventos durante os jogos.
Outra característica do Centro Aquático é um painel solar na cobertura, que os estúdios afirmam ser “um dos maiores parques solares da França”.
Espera-se que gere 20% de toda a eletricidade necessária para o edifício. Isto faz parte de uma estratégia mais ampla para que “90 por cento da energia necessária seja fornecida com energia renovável ou recuperada”, disse a equipe.

O projeto paisagístico inclui 100 árvores e arbustos, com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade do ar na área e, ao mesmo tempo, incentivar mais biodiversidade no local.
“É um complexo desportivo moderno e inovador rodeado por uma vegetação abundante que dará um grande contributo para a criação de um bairro urbano habitável e saudável para a população de Saint-Denis”, afirmaram VenhoevenCS e Ateliers 2/3/4.

“Como designers, nosso objetivo era criar mais com menos – menos volume, menos materiais, menos energia, mais conexão, mais inspiração para exercícios, mais natureza, mais flexibilidade, mais beleza”, disse a arquiteta do projeto Cécilia Gross.
“O resultado é um motor da regeneração urbana de Saint-Denis e da Grande Paris, uma arquitetura tão sóbria quanto marcante, mas acima de tudo um lugar onde todos se sentem bem-vindos”.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto. As Paraolimpíadas acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro. inserção com peças reais da Torre Eiffel.
A tocha olímpica foi criada pelo designer francês Mathieu Lehanneur, com uma superfície ondulada informada pelo rio Sena.
A fotografia é de Salem Mostefaoui, salvo indicação em contrário.