quinta-feira, abril 24, 2025
InícioJardimEvite que seu Pothos (Jiboia) Fique Desengonçado com Estas 8 Dicas

Evite que seu Pothos (Jiboia) Fique Desengonçado com Estas 8 Dicas

Folhas de 'Epipremnum Aureum Rainha de mármore' Tropical Pothos Pothos House Plant com variegação branca em frente à parede cinza
Shutterstock

As plantas de Pothos ou popularmente conhecida aqui no Brasil como “Jiboia” são amadas por suas videiras exuberantes e cuidados de baixa manutenção. Mas quando eles começam a parecer escassos e pegajosos, é um sinal de que eles se tornaram pernas.

A Jiboia ou Pothos têm caules longos e nus, com folhas espaçadas, muito distantes, fazendo com que pareçam menos cheias e vibrantes. Sesuas Jiboias estão crescendo mais caule do que folhagem, não se preocupe! Esses truques ajudarão você a manter suas Jiboias espessas e bonitas.

1. Dê a sua Jiboia mais luz

Jiboia
Shutterstock

Uma Jiboia pernegada é frequentemente um sinal de luz inadequada. Essas plantas prosperam em luz brilhante e indireta e, quando não recebem o suficiente, se estendem em direção à fonte de luz mais próxima. Se você notar sua Jiboia desenvolvendo hastes longas com menos folhas, talvez seja hora de reavaliar sua colocação.

Um bom local fica perto de uma janela norte ou leste, onde pode receber luz solar suave e difusa ao longo do dia. No entanto, evite colocar sua planta sob a luz solar direta, pois isso pode queimar as folhas e causar danos. Coloque sua Jiboia perto de uma janela com a luz solar filtrada ou use uma luz de cultivo para manter um crescimento compacto uniforme.

Use luzes cultivadas para configurações internas

Jiboia
Shutterstock

A iluminação artificial pode ser uma excelente solução, especialmente em salas mais escuras, onde a luz solar natural é insuficiente. As plantas Jiboia prosperam quando recebem luz consistente e as luzes de cultivo de espectro total podem fornecer os comprimentos de onda necessários para um crescimento saudável. Essas luzes imitam a luz natural do dia, impedindo que a planta se tornasse perneiras devido à iluminação inadequada. Ao escolher uma luz de crescimento, opte por lâmpadas LED ou fluorescentes, pois são com eficiência energética e emitem calor mínimo, reduzindo o risco de queimadura de folhas. Posicione a luz cerca de 12 a 18 polegadas acima da planta e mantenha-a acesa por 10 a 12 horas por dia para imitar um ciclo natural da luz do dia. O uso de um cronômetro pode ajudar a manter um cronograma consistente, garantindo que sua Jiboia receba a luz necessária para o desenvolvimento ideal.

2. Poda regularmente sua planta

Shutterstock

A poda é uma das melhores maneiras de incentivar o crescimento mais baixo. Para aparar adequadamente sua Jiboia, use tesouras limpas e nítidas ou tesouras de poda para cortar logo acima de um nó foliar.

Isso garante que o novo crescimento surja a partir desse ponto, criando uma aparência mais completa e compacta.

O corte regular ajuda a redirecionar a energia da planta para produzir mais folhas em vez de estender -se longas hastes nuas.

Propagando suas estacas

Shutterstock

Não jogue fora as estacas – as estacas de postos são enraizadas facilmente na água ou no solo, tornando-as perfeitas para a propagação. Basta colocar as estacas em um pote de água, garantindo que pelo menos um nó esteja submerso. Dentro de algumas semanas, as raízes começarão a se desenvolver.

Uma vez que as raízes têm cerca de uma polegada de comprimento, você pode transferi-las para o solo para cultivar novas plantas ou usá-las para preencher suas Jiboias existentes para uma aparência mais existente.

3. Gire sua planta para crescimento uniforme

Shutterstock

As Jiboias naturalmente se inclinam para a luz, o que pode causar crescimento desigual. Girar sua planta a cada poucas semanas garante que todos os lados recebam a mesma exposição à luz, impedindo que um lado se torne escasso. Esta etapa simples ajuda a manter uma aparência equilibrada e completa.

Se um lado da planta parecer mais cheio que o outro, você poderá ajustar sua posição com mais frequência para incentivar o desenvolvimento uniforme. Considere emparelhar a rotação com reposicionamento ocasional para garantir que todas as partes de suas Jiboias recebam luz adequada.

4. Evite demais a água

Mulher regando seus lindos e saudáveis ​​Pothos, requisitos de rega para Pothos: um guia abrangente - 1600x900
Shutterstock

Muita água pode enfraquecer as raízes e não permita o crescimento saudável, causando podridão das raízes, o que priva a planta de nutrientes essenciais.

Para evitar isso, deixe a polegada superior de solo secar entre as regas, garantindo que a planta seja regada apenas quando necessário. Sempre use uma panela com orifícios de drenagem para impedir que o excesso de água se acumule e leve a raízes encharcadas.

Como identificar uma Jiboia com água demais

Shutterstock

As folhas amareladas são um sinal de super-água; portanto, se você notar isso, reduza a frequência da rega e verifique a umidade do solo antes de adicionar mais água.

Além disso, considere o uso de uma mistura de envasamento bem drenante para proteger ainda mais as raízes da retenção de água. Se a sua Jiboia já sofreu de água em excesso, aparar qualquer raízes danificadas e repot a planta em solo fresco e seco para incentivar um crescimento novo e saudável.

5. Terra com fertilizante equilibrado

Ferramentas de jardinagem, solo e pothos dourados na mesa.
Shutterstock

Um impulso de nutrientes pode aumentar o crescimento e a produção de folhas, garantindo que suas Jiboias permaneçam cheias e vibrantes. Use um fertilizante líquido equilibrado uma vez por mês durante a estação de crescimento (primavera e verão) para fornecer nutrientes essenciais como nitrogênio, fósforo e potássio.

Isso promoverá a folhagem saudável e impedirá que a planta se torne pernas devido a deficiências de nutrientes. No entanto, seja cauteloso em relação à fertilização excessiva, pois os nutrientes excessivos podem incentivar o crescimento rápido, mas fraco, resultando em menos folhas.

Sempre siga a dose recomendada na embalagem de fertilizantes e considere diluir a solução, se não tiver certeza. A alimentação durante os meses adormecidos (outono e inverno) é desnecessária, pois as Jiboias diminuem seu crescimento durante esse período.

6. Treine suas Jiboias para escalar

Shutterstock

Incentivar sua Jiboia a crescer para cima, em vez de cairem, pode ajudá-las a desenvolver folhagem mais completa e impedir a legginidade. O uso de um poste de musgo, treliça ou ganchos de parede para orientar seu crescimento fornece suporte para a planta e ajuda a produzir folhas maiores e saudáveis.

Quando as Jiboias escalam, eles imitam seu habitat natural, onde se prendem a árvores e superfícies para estabilidade e melhor exposição à luz. Para treinar sua Jiboia, amarre-a delicadamente ou envolva as videiras ao redor do apoio escolhido, garantindo que eles tenham espaço suficiente para se apegar à medida que crescem.

Se estiver usando um pólo de musgo, enevoado, ocasionalmente para manter a umidade, pois as raízes das Jiboias se agarram à superfície para obter suporte adicional. Com o tempo, essa técnica incentivará o crescimento compacto e exuberante, dando à sua planta uma aparência mais estruturada e atraente.

7. Aumente a umidade

Mulher regando sua fábrica de Pothos
Shutterstock

As plantas de Jiboias prosperam em umidade moderada a alta e a umidade insuficiente no ar pode levar a um crescimento seco e escasso. Se sua casa tiver baixa umidade, suas Jiboias podem ter dificuldade para manter folhagem densa.

Para aumentar os níveis de umidade, borrife água as folhas regularmente, coloque uma bandeja de seixos cheia de água sob a panela ou use um umidificador para manter o ar circundante úmido. O agrupamento de plantas também pode criar um microclima que aumenta a umidade naturalmente.

Outra opção é colocar seus pothos em salas mais úmidas, como o banheiro ou a cozinha, onde eles podem se beneficiar do vapor. Manter os níveis adequados de umidade impedirá que as pontas das folhas sequem e garantirão que seus pothos permaneçam exuberantes e vibrantes.

8. Repot quando necessário

Shutterstock

Se seus pothos estiverem ligados à raiz, pode se esforçar para absorver nutrientes e água com eficiência, levando a um crescimento lento ou pernas. As plantas ligadas à raiz geralmente mostram sinais como raízes circulando o fundo da panela ou empurrando os orifícios de drenagem, indicando que precisam de mais espaço para crescer.

Verifique o sistema radicular da sua planta todos os anos ou mais para determinar se ele precisa de um contêiner maior. Ao repottar, escolha uma panela que tenha um a dois centímetros de diâmetro maior que a atual para permitir a expansão saudável da raiz. Use solo fresco e bem drenado para fornecer à planta nutrientes renovados e melhor controle de umidade.

Após a repoting, regue bem a planta e coloque-a em uma área bem iluminada para ajudá-la a se ajustar. Esse processo incentivará um crescimento mais robusto e impedirá que os Pothos se tornem pernas devido a raízes apertadas.

Mantenha seus Pothos cheios e prósperos

Shutterstock

Seguindo estas dicas, você pode impedir que seus Pothos se tornem pernas e mantê-los exuberantes e vibrantes. Fornecer a luz certa, podar regularmente e manter os hábitos de rega adequados garantirão que seus Pothos permaneçam saudáveis ​​e cheios. Com um pouco de cuidado, seus Pothos podem se transformar em uma planta de casa deslumbrante e espessa!

Site de Referência

Janaam Ávila
Janaam Ávilahttp://sospiscina.com
Sou Janaam Ávila, entusiasta de piscinas e fundador do SOS Piscina. Desde pequeno, aprendi a cuidar de piscinas com meus pais em Barra Mansa, RJ. Hoje, compartilho dicas e soluções práticas para ajudar você a manter sua piscina sempre limpa e segura. Morando em Campinas com minha família, valorizo os momentos de lazer e diversão ao redor da água. Vamos juntos transformar sua piscina em um verdadeiro oásis!
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

Mais Populares