quinta-feira, abril 24, 2025
InícioMelhores DestinosDescubra o Panamá: Dicas Imperdíveis de Atividades, Localização e Melhor Época para...

Descubra o Panamá: Dicas Imperdíveis de Atividades, Localização e Melhor Época para Visitar!

Panamá: o que fazer, onde fica e quando ir

O Panamá é um país rico em história, cultura e natureza. Conhecido pelo famoso Canal que carrega o nome do país – uma via marítima artificial que liga os oceanos Atlântico e Pacífico –, essa pequena nação surpreende viajantes com uma mistura única de metrópoles sofisticadas, vilas charmosas, belas praias e florestas tropicais intocadas.

Neste blog de hoje, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o Panamá, como chegar, por que conhecer o país e suas principais atrações, além de dicas valiosas para a sua viagem. Boa leitura!

Onde fica o Panamá?

O Panamá está localizado na América Central. A região é conhecida como o istmo da América Central (uma faixa de terra que interliga duas porções maiores de terra, em cada uma de suas extremidades).

O país possui fronteiras com a Colômbia, a sudeste e com a Costa Rica, a oeste. É banhado pelo Mar do Caribe, a norte, enquanto sua costa sul recebe as  águas do oceano Pacífico.

O território panamenho é um importante rota entre a América do Norte e Central e a América do Sul. Isso, apesar de não possuir uma rota terrestre entre a porção sul de seu território e a Venezuela, sendo necessário um trecho marítimo para fazer a travessia entre a América Central e do Sul.

Assim, Panamá é famoso por sua importância estratégica, graças, ainda,  ao Canal do Panamá, que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico.

Como chegar ao Panamá?

Foto: Shutterstock

Chegar ao Panamá é bastante simples, especialmente se você optar por viajar de avião. O Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), na Cidade do Panamá, é um dos principais aeroportos da América Central, recebendo voos diretos de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

Por que conhecer o Panamá?

Gastronomia

A culinária panamenha é uma deliciosa fusão de influências indígenas, africanas, espanholas e caribenhas. Pratos típicos como o sancocho (sopa de frango com legumes), ceviche fresco à base de frutos do mar e o patacón (banana-da-terra frita) são obrigatórios no seu roteiro.

Em regiões litorâneas, o peixe e os frutos do mar frescos dominam os cardápios. Não deixe de experimentar o Café da vila Boquete, uma província na divisa do Panamá com a Costa Rica, um dos melhores e mais caros cafés do mundo.

Folclore e Música

O Panamá é rico em cultura e folclore, com festas e danças tradicionais, como a Pollera, um evento que celebra o traje típico do país, e o Tamborito, dança tradicional acompanhada de tambores e palmas.

O Carnaval panamenho é um dos maiores da América Central, com desfiles coloridos, música animada e muita alegria nas ruas.

Diversidade de atrações

No Panamá, é possível, em uma única viagem, conhecer cidades modernas, vilarejos históricos, praias paradisíacas e parques naturais. Esse pequeno país oferece opções de turismo urbano, rural, histórico e ecológico, permitindo uma experiência completa.

Natureza e vida selvagem preservada

Cerca de 30% do território panamenho é protegido em parques nacionais e reservas, abrigando uma incrível biodiversidade.

A fauna inclui pumas, onças, aves exóticas e diversas espécies marinhas, enquanto a flora impressiona com florestas tropicais densas, manguezais e paisagens vulcânicas.

Principais atrações turísticas do Panamá

Foto: Shutterstock

Cidade do Panamá

A Cidade do Panamá é uma metrópole que mistura modernidade com história. A capital do país é também uma das mais antigas da América e abriga um belíssimo centro histórico.

Com arranha-céus, centros financeiros e um litoral encantador, a cidade surpreende os visitantes com sua diversidade de atrações.

O Casco Viejo, o centro histórico da cidade, é um verdadeiro tesouro cultural e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Suas ruas de paralelepípedos abrigam construções coloniais restauradas, igrejas antigas, museus e praças charmosas. Outro ponto imperdível é o já mencionado Canal do Panamá, um dos principais feitos de engenharia do mundo.

Além disso, a Cidade do Panamá é um polo gastronômico com uma variedade de restaurantes de nível internacional, mercados de rua e cafés aconchegantes. À noite, a vida noturna se destaca nos bares e rooftops bem movimentados e divertidos.

Cólon

Cólon, situada na entrada atlântica do Canal do Panamá, é um destino estratégico tanto para turistas, quanto para compradores. A cidade abriga a famosa Zona Livre de Colón, um dos maiores centros de compras duty-free do mundo.

A área é uma verdadeira tentação para quem procura produtos eletrônicos, roupas de marca e perfumes com preços extremamente atrativos. Além das compras, Cólon é rica em história.

Outra destacada atração turística da região é o Forte San Lorenzo, uma fortificação do século XVII construída pelos espanhóis para proteger a entrada do canal.

O local é um Patrimônio Mundial da UNESCO e mantém instalações de origem preservadas até os dias atuais, como seus campanários e canhões, além das imponentes muralhas.

Bocas del Toro

O arquipélago de Bocas del Toro é um dos destinos mais paradisíacos do país. Composto por ilhas de águas cristalinas e areias brancas, o conjunto de ilhas situado no Mar do Caribe é perfeito para quem busca sol, mar e aventura.

A Isla Colón é a principal ilha, com vilarejos charmosos, pousadas coloridas e opções de vida noturna agitada. Atividades aquáticas são o ponto alto da visita. Desde fazer mergulho ou snorkel em Cayo Coral, ou nadar em águas calmas e cristalinas na Playa Estrella, ou até mesmo fazer as trilhas do Parque Nacional Marinho Isla Bastimentos, onde é possível avistar tartarugas marinhas.

Vale Boquete

Localizado na província de Chiriquí, o Vale Boquete é um paraíso em meio às montanhas. Conhecido por seu clima fresco e belas paisagens, Boquete é o lugar perfeito para quem busca aventura e ecoturismo. A região é famosa pelas plantações de café geisha, considerado um dos melhores, e mais caros, cafés do mundo.

Muitos tours guiados oferecem visitas às fazendas locais. Nestas excursões, é possível aprender mais sobre o processo de produção e participar de sessões de degustação  da bebida.

Boquete também oferece trilhas incríveis, como a do Lost Waterfalls, onde o visitante pode explorar cachoeiras escondidas em meio à floresta.

Além da prática de atividades como rafting no Rio Chiriquí Viejo, tirolesa, escaladas ou aquele mergulho nas águas termais da região para relaxar.

Chiriquí

A província de Chiriquí é uma das regiões mais diversificadas do Panamá. O grande destaque é o Vulcão Barú, o ponto mais alto do país, com mais de 3 mil metros de altitude.

A trilha até o topo é um grande desafio, mas a recompensa é uma vista inesquecível dos oceanos Atlântico e Pacífico ao amanhecer. Além do vulcão, Chiriquí abriga rios cristalinos, florestas tropicais e uma rica fauna, tornando-se ideal para quem gosta de aventura.

Riviera Pacifica

A Riviera Pacifica é uma região litorânea que se estende pela costa do Pacífico, famosa por suas praias de águas quentes e resorts de luxo. Entre as praias mais populares estão Playa Blanca e Coronado, que oferecem infraestrutura completa com hotéis sofisticados, campos de golfe e opções de esportes aquáticos.

Pedasi

A vila de Pedasi, localizada na Península de Azuero, é uma mistura de tranquilidade e aventura. A vila, com sua rotina acolhedora e arquitetura colonial, é o ponto de partida para explorar praias intocadas, como Playa Venao e Isla Iguana.

Playa Venao é famosa entre os surfistas por suas ondas perfeitas, enquanto Isla Iguana oferece práticas de snorkel em águas cristalinas.

Santa Fe

Localizada nas montanhas da província de Veraguas, Santa Fe é perfeita para os trilheiros. A vila oferece trilhas espetaculares que levam a belezas naturais com pouca ou nenhuma interferência da ação humana.

São Cachoeiras e rios cristalinos,  e mirantes com vistas espetaculares e quil. Santa Fe também é um ótimo ponto para conexão com as comunidades locais e para conhecer o cultivo de flores tropicais e plantas medicinais.

Cambutau e Venao

As praias de Cambutau e Venao, localizadas na Península de Azuero, são outro paraíso para surfistas de todo o mundo. Com ondas consistentes e um ambiente descontraído, a região é perfeita para quem busca praticar esportes aquáticos e relaxar em um cenário paradisíaco.

Além do surf, é possível conhecer as trilhas, ou as cachoeiras próximas e, também, experimentar a deliciosa culinária local.

Chitra

A região de Chitra, menos explorada e mais rural, é um excelente destino para quem deseja contato com o ecoturismo e vivenciar a vida local.

Lá, é possível conhecer comunidades indígenas, aprender sobre suas tradições e caminhar por trilhas em meio a paisagens intocadas.

Parques Naturais do Panamá

Descubra o Panamá
Foto: Shutterstock

Com cerca de 30% do território do país é protegido por parques nacionais e reservas ecológicas. Esses parques preservam a incrível biodiversidade do país, com uma combinação única de florestas tropicais, praias paradisíacas, montanhas vulcânicas e manguezais. Conheça alguns:

Parque Natural Metropolitano

O Parque Natural Metropolitano leva este nome por estar dentro dos limites da dentro Cidade do Panamá,  é uma das raras florestas tropicais urbanas do mundo.

Com 265 hectares de área protegida, é um recanto natural intocado no coração de um grande centro metropolitano.  Suas trilhas bem demarcadas levam a mirantes com vistas do skyline da capital e do Canal do Panamá.

Altos de Campana National Park

Fundado em 1966, o Altos de Campana é o parque nacional mais antigo do país e está localizado a 60 km da capital do Panamá.

Situado na região montanhosa, a uma altitude de até 1.000 metros, o parque oferece clima fresco e trilhas desafiadoras que levam a mirantes com vistas do Oceano Pacífico.

Cerro Hoya National Park

Localizado na Península de Azuero, o Cerro Hoya National Park é um dos parques mais remotos e preservados do Panamá. O parque combina florestas virgens, montanhas e praias isoladas no Pacífico. É uma área perfeita para aventureiros que buscam destinos menos explorados.

Parque Nacional Darién

O Parque Nacional Darién é um dos ecossistemas mais ricos do mundo. Reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, o parque abriga florestas tropicais, rios imponentes e comunidades indígenas como os emberá e wounaan, que preservam suas tradições ancestrais.

Darién é um lar de animais emblemáticos, como jaguares, pumas e a águia harpia, o símbolo nacional do Panamá.

Parque Nacional Gaital

Ideal para caminhadas leves e observação de aves, o Parque Nacional Gaital está localizado em uma área montanhosa próxima a El Valle de Antón. Com trilhas curtas, a região é especialmente conhecida por suas árvores centenárias, orquídeas e uma grande variedade de pássaros tropicais, como beija-flores e quetzais.

Parque Nacional Soberania

Localizado a 45 minutos da Cidade do Panamá, o Parque Nacional Soberania é um dos melhores locais do mundo para observação de aves. O famoso Pipeline Road, uma trilha de 17 km, é conhecido por sua impressionante diversidade de aves – são mais de 500 espécies registradas. O parque também abriga macacos, preguiças, tamanduás e borboletas coloridas.

Portobelo National Park

O Portobelo National Park, na costa atlântica, é um local onde a história se encontra com a natureza. A região abriga fortalezas coloniais espanholas dos séculos XVII e XVIII, que foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além das construções históricas, o parque oferece praias paradisíacas e águas cristalinas ideais para mergulho e snorkel.

Parque Nacional Chagres

O Parque Nacional Chagres é uma área protegida fundamental para o abastecimento de água do Canal do Panamá. Com rios, florestas e montanhas, o parque proporciona uma experiência completa em meio à natureza.

Atividades populares incluem passeios de barco pelo Rio Chagres, pesca esportiva e caminhadas por trilhas que levam a cachoeiras escondidas. A região também é lar de comunidades indígenas.

Parque Nacional do Vulcão Barú

O Parque Nacional do Vulcão Barú abriga a formação geológica mais elevada do território panamenho, o Vulcão Barú, com mais de 3.4 mil metros de altitude.

A trilha até o topo é bem difícil, mas a recompensa de chegar até seu pico é indescritível. Em dias claros, a vista permite observar os oceanos Atlântico e Pacífico simultaneamente.

Parque Internacional La Amistad

Compartilhado entre o Panamá e a Costa Rica, o Parque Internacional La Amistad é um Patrimônio Mundial da UNESCO que protege florestas tropicais intocadas. O parque abrange áreas montanhosas, rios e vales, sendo lar de espécies endêmicas e animais em risco de extinção, como jaguares, tapires e pumas.

A região é ideal para trilhas longas, observação de aves e contato direto com uma natureza praticamente intocada.

Parque Nacional Ilha Bastimentos

Descubra o Panamá
Foto: Shutterstock

O Parque Nacional Marinho Ilha Bastimentos, em Bocas del Toro, é um dos principais destinos do Caribe panamenho. Com praias intocadas, manguezais e recifes de corais, o parque é um verdadeiro santuário marinho.

Atividades como mergulho e snorkel permitem ver de perto a impressionante biodiversidade aquática, que inclui tartarugas marinhas, golfinhos, peixes tropicais e recifes coloridos.

Informações sobre Panamá

Viajar para o Panamá é uma experiência incrível, mas para aproveitar a viagem ao máximo, é importante estar preparado. Aqui estão as principais informações que você precisa saber antes de embarcar:

Qual a moeda usada no Panamá?

O Panamá utiliza o Balboa (PAB) como sua moeda oficial, mas o dólar americano (USD) é amplamente aceito e circula no país como moeda de troca principal.

Porém, é importante destacar que, quando o assunto são grandes redes comerciais, mais precisamente hotéis, restaurantes, casas noturnas e lojas turísticas existentes nas principais cidades – como a Cidade do Panamá e Bocas del Toro – cartões de crédito internacionais são comumente bem aceitos.

No entanto, em áreas rurais e vilarejos, é importante contar com a moeda local, em espécie. Carregue notas pequenas (de 1 a 10 dólares), principalmente para gastos menores, como táxis, mercados de rua e gorjetas.

Quais os documentos necessários para ir ao Panamá?

Brasileiros que vão ao Panamá pelo período compreendido como viagem de turismo (ou lazer). não precisam apresentar  visto. Estas são as viagens cuja duração não ultrapassa em 90 dias de estadia.

É necessário apenas que o passaporte esteja válido por, no mínimo, 6 meses a partir da data de entrada no país.

Qual o idioma falado no Panamá?

O espanhol é o idioma oficial do país, sendo a língua falada por toda a população. No entanto, em áreas turísticas, como a Cidade do Panamá, Bocas del Toro e resorts na Riviera Pacífica, o inglês é bastante utilizado, especialmente em hotéis, restaurantes e lojas voltadas para turistas internacionais.

Deste modo, aprender algumas palavras e frases em espanhol pode facilitar a sua experiência, principalmente em áreas mais afastadas.

Preciso de vacinas para entrar no Panamá?

Sim, é obrigatória a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, emitido pela ANVISA. Ainda, para que sua entrada seja permitida,  Lembre-se: a data de aplicação da vacina deve constar de, pelo menos, dez dias de antecedência ao dia do desembarque no Panamá.

Para garantir uma viagem segura em uma região com tantas selvas tropicais, é altamente recomendável se imunizar de algumas doenças endêmicas, como: Hepatite A e B, Tétano e Difteria, Febre Tifoide.

Como é o clima no Panamá?

O Panamá possui um clima tropical predominantemente tropical, com temperaturas médias entre 25°C e 30°C. O clima é quente e úmido, mas possui duas estações bem definidas:

Estação Seca (dezembro a abril)

Essa é a melhor época para visitar o país, especialmente para quem deseja aproveitar as praias e os parques naturais.

Durante esses meses, o sol predomina, as chuvas são escassas e o céu fica mais limpo. É o período mais procurado por turistas.

Estação Chuvosa (maio a novembro)

Caracterizada por chuvas constantes, geralmente no final da tarde – as chamadas chuvas tropicais – que podem ser bastante intensas, devido à umidade característica da região.

As chuvas intercalam com períodos de sol e deixam a vegetação mais verde e exuberante. Esse é o período de baixa temporada, em que se pode encontrar serviços e  preços mais baixos.

Dica de viagem

Independentemente da época do ano, leve roupas leves, protetor solar, chapéu, repelente de insetos e capa de chuva para se proteger tanto do sol intenso quanto das chuvas tropicais.

Site de Referência

Janaam Ávila
Janaam Ávilahttp://sospiscina.com
Sou Janaam Ávila, entusiasta de piscinas e fundador do SOS Piscina. Desde pequeno, aprendi a cuidar de piscinas com meus pais em Barra Mansa, RJ. Hoje, compartilho dicas e soluções práticas para ajudar você a manter sua piscina sempre limpa e segura. Morando em Campinas com minha família, valorizo os momentos de lazer e diversão ao redor da água. Vamos juntos transformar sua piscina em um verdadeiro oásis!
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

Mais Populares