Extensão de concreto ao spa de Quebec
Spa de Quebec: O estúdio canadense MacKay-Lyons Sweetapple Architects expandiu um spa termal e complexo de banhos em Quebec, adicionando um pedestal de concreto que abriga uma piscina externa e uma sala de relaxamento escondida.
O Balnea Spa and Thermal Reserve está localizado perto da cidade de esqui de Bromont, nas Montanhas Apalaches, a sudeste de Montreal e ao norte de Vermont, EUA.

Como parte de um projeto de expansão significativo iniciado na primavera de 2023, MacKay-Lyons Sweetapple Architects adicionou várias instalações dentro de um volume de concreto voltado para a vista pitoresca do spa do Lago Gale.
“O novo e generoso banho termal e o terraço do spa fundamentam o projeto na paisagem”, disse o cofundador do estúdio, Brian MacKay-Lyons, que liderou a equipe de design do projeto.

“A utilização de materiais naturais potencializa a leitura do ‘spa na natureza’ ao mesmo tempo que oferece uma ampla gama de experiências táteis ao utilizador”, acrescentou.
O novo pedestal estende um terraço suavemente escalonado com níveis preenchidos por assentos e espreguiçadeiras de frente para o lago e as montanhas além.

Entre áreas de decks de madeira e caminhos de lajes, canteiros de flores silvestres acrescentam toques de cor e guarda-sóis de aço Corten lançam sombras.
No final do terraço, o novo volume de concreto se projeta para que a água contida nele funcione como uma piscina infinita.

“O projeto faz referência ao ambiente natural envolvente através da sua materialidade e forma”, afirmou o estúdio. “O volume de concreto do spa emerge da paisagem, referenciando a textura e a rocha natural dos Apalaches.”
A piscina aquecida em forma de U pode ser acessada por degraus de ambos os lados, e um banco submerso é fornecido para os nadadores sentarem e apreciarem a vista.

De um lado da estrutura, uma seção recortada na parede de concreto é preenchida com vidro – permitindo uma visão do lago debaixo d’água.
Abaixo da piscina há uma sala de relaxamento, envolta em um volume curvilíneo de madeira que desce do teto e se dobra para formar bancos em camadas.
A areia é colocada no chão e uma série de painéis de vidro deslizantes se retraem totalmente para abrir a sala para o exterior.
“A sala de relaxamento convida os hóspedes a relaxar e desconectar, enquanto afundam os pés na areia fina e em uma atmosfera que lembra uma praia”, disse o estúdio.

Do exterior, o calor da madeira escura no interior contrasta com o frio concreto marcado.
O nível inferior inclui ainda balneários forrados a madeira e serviços mecânicos, que incluem sistema de recuperação de calor e sistema de filtração otimizado.

Com sede em Halifax, Nova Escócia, a MacKay-Lyons Sweetapple Architects é talvez mais conhecida por suas casas e cabanas particulares remotas, que variam de uma “vila” de edifícios costeiros revestidos de Corten a uma casa de férias com enormes telhados de quatro águas.
Mais próximo em função e estilo deste projeto, o estúdio concluiu anteriormente uma casa com piscina em Quebec que faz referência ao Pavilhão de Barcelona de Mies van der Rohe.
A fotografia é de Maxime Brouillet.
Créditos do projeto:
Líder de projeto: Brian MacKay-Lyons
Arquiteto/gerente de projeto: Tyler Reynolds
Equipe do projeto: Talbot Sweetapple, Paryse Beatty, Ryan DeWolde, Andrew Tomchyshyn, Matthew MacKay-Lyons, Ryhland Taylor
Arquitetura ecológica: Étienne Lemay
Empreiteiro de construção: Maurice David e Filles
Elevador panorâmico e escorregador: Bachand & Bosquet
Porta externa: Bachand & Bosquet