Janelas subaquáticas para piscina
1. SMStudio projetou a casa revestida de concreto para substituir um “bangalô cansado dos anos 1950”
A casa substitui um “bangalô cansado dos anos 1950” que não atendia às necessidades do cliente, disse a SMStudio, uma empresa local liderada por Simon Montgomery.
“Esta casa foi projetada para uma pequena família que amava sua vizinhança, mas precisava de uma casa e uma planta mais funcionais que atendessem ao seu estilo de vida e necessidades”, disse o estúdio.

O estúdio concebeu uma casa de 251 metros quadrados e três andares que foi projetada para ser uma “adição ousada, mas amigável ao bairro”.
Além dos três níveis, a casa possui um terraço na cobertura, uma piscina e um complexo de estúdios e casas com piscina de 48 metros quadrados no quintal.

O exterior da estrutura primária foi revestido com placas de concreto moldado e painéis quadrados brancos feitos de fibrocimento. O concreto envolve o nível inferior e é composto por tiras finas que dão a aparência de madeira.
As escolhas de revestimento foram uma resposta aos rígidos códigos de construção que exigiam revestimento não combustível.

“Originalmente, isso era um desafio, mas proporcionou uma oportunidade de explorar como poderíamos utilizar um material de construção padrão e de baixo custo de uma forma interessante”, disse a equipe.
“O resultado é uma fachada ousada e divertida que brinca com luz e sombra, criando interesse e intriga.”
Para os interiores, o estúdio incorporou uma mistura de materiais naturais e industriais.

“Materiais como pedra natural, concreto moldado e abeto Douglas são usados em todo o projeto e criam uma sensação de calma e um cenário neutro para os proprietários mostrarem sua personalidade através da arte e do mobiliário”, disse a equipe.
Projetada para aproveitar as vistas dos espaços comuns, a casa apresenta uma planta reversa.

O rés-do-chão contém a entrada principal e dois quartos, enquanto o piso superior alberga a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar.
A decoração contemporânea foi colocada em todos os espaços minimalistas, incluindo móveis luxuosos e uma bancada de DJ feita sob medida.

“Uma prateleira personalizada de aço soldado e uma configuração de DJ foram projetadas como ponto focal na sala de estar, permitindo aos clientes exibir e ouvir sua extensa coleção de vinis”, disse a equipe.
Os níveis da casa são ligados por uma escada forrada com malha metálica, que vai do subsolo ao telhado. No topo da escada, uma clarabóia enorme leva a luz do dia para os espaços abaixo.
O nível superior possui tetos atravessados por vigas de abeto Douglas, madeira laminada (LVL), o que possibilitou um amplo vão sem a necessidade de colunas de sustentação adicionais.
Grandes extensões de vidro criam vistas do parque adjacente, da água e das montanhas ao norte da cidade.
O subsolo abriga um escritório e sala de mídia, uma suíte de hóspedes que funciona como área de ginástica e espaço de armazenamento e mecânico. Um pátio de concreto rebaixado traz luz natural.

O piso térreo leva a um pátio rebaixado emoldurado por paredes de concreto com janelas que dão para a piscina.
“As janelas da piscina são cortadas no concreto e permitem uma conversa divertida entre nadadores e transeuntes”, disse a equipe.

A edificação isolada no quintal tem múltiplas funções, podendo ser utilizada como garagem, oficina, estúdio criativo e casa de piscina. Uma porta rolante da garagem se conecta ao parque adjacente.
Outros projetos no leste de Vancouver incluem uma casa estreita e centenária que foi reformada pela D’Arcy Jones Architecture e uma padaria cor de caramelo de Ste Marie com móveis influenciados pelo movimento American Shaker.
A fotografia é de Ema Peter.