Como mobiliar uma varanda pequena
Um espaço pequeno mas acolhedor perfeitamente pensado para responder tanto às necessidades práticas como às ligadas à simples procura do relaxamento: prepare-se para descobrir como mobiliar uma varanda pequena através de uma seleção de mais de 100 ideias que irão conquistá-lo pela beleza e simplicidade de implementação.
Mesmo que tenha apenas alguns metros quadrados, a varanda da sua casa pode ser transformada num perfeito recanto de leitura, num espaço onde poderá cuidar das plantas e onde poderá até almoçar ou jantar intimista.
Mostraremos vários ideias de projetos para mobiliar uma pequena varanda de acordo com as diferentes necessidades, são soluções perfeitamente adequadas ao DIY e podem abrir caminho para criações imaginativas.
Índice
Idéias para mobiliar uma pequena varanda
Modernas e essenciais, aqui estão pequenas varandas que potenciam definitivamente a procura de relaxamento através da criação de recantos perfeitos de tranquilidade. Para a escolha do mobiliário optámos por poltronas confortáveis combinadas com uma mesa simples e essencial, enquanto para a parte decorativa bastou tornar uma parede mais verde, talvez através da criação de um jardim vertical ou criando simples revestimentos de madeira.
Equipe-se com almofadas grandes e confortáveis, pufes e charmosos pufes de vime que você pode combinar com velas ou lanternas: aqui estão algumas ideias criativas para mobiliar uma pequena varanda de uma forma sonhadora.
Vamos agora focar na inclusão de uma mesa, ou seria melhor dizer mesa de centro, numa pequena varanda. Tendo em conta o espaço disponível, pode optar por mesas de parede, para fixar na parede ou diretamente na grade, pode optar por criar um balcão pequeno, estreito e comprido para combinar com bancos, ou por mesas dobráveis.
Se a busca pela paz e pelo relaxamento é o que você deseja, nosso conselho é colocar um confortável sofá ou chaise longue na varanda, por menor que seja. Você pode comprar esses elementos de decoração específicos ou fazer você mesmo, talvez criando um sofá com paletes.
Naturalmente não se pode esquecer a parte decorativa que em pequenos espaços pode ser organizada através de soluções suspensas, trepadeiras e estantes perfeitas para acolher elementos verdes ou velas e mantas.
Os estilos
Comecemos desde já por sublinhar que, tal como nos interiores, nos móveis de varanda é possível escolher o estilo que prefere e que melhor representa a sua individualidade, passando assim do moderno/minimalista ao clássico/provençal. Uma ideia certamente bacana é incluir elementos de inspiração natural, ou seja, plantas que podem ser puramente ornamentais ou aromáticas ou medicinais.
Ideias para decorar uma varanda
Quer goste de um estilo clássico ou moderno, a madeira representa sempre uma sugestiva solução de mobiliário para varandas. Você pode optar por inserir uma estante confortável de um lado, acompanhá-la com um banco ou até mesmo um pequeno balanço que lhe dará a oportunidade de apreciar plenamente a brisa noturna. Obviamente não pode faltar uma mesa de centro, mesmo que muito pequena, como elemento indispensável para servir de superfície de apoio.
Como sempre no mobiliário a palavra-chave é imaginação e, quer tenha espaços pequenos ou grandes disponíveis, os elementos decorativos representam o verdadeiro ponto forte para dar carácter e transmitir uma sensação de conforto. É possível incluir, por exemplo, lanternas, velas, bancos, pufes ou criações DIY talvez feitas com materiais reciclados. Outra ideia muito fofa é cobrir as paredes com varas de bambu para dar a impressão de estar em uma verdadeira selva.
Ao mobiliar uma varanda será necessário ter um cuidado especial na escolha dos tecidos e dos diversos acessórios como as almofadas, aliás serão estes que aumentarão significativamente o grau de conforto pretendido. A nossa sugestão é prestar especial atenção não só ao layout mas sobretudo aos tons que, dependendo das suas preferências, podem ser alegres e com tons quentes ou em perfeita combinação com as cores da natureza a partir do verde nos seus vários tons.
Um toque de verde natural será obrigatório em qualquer varanda e, como é fácil imaginar, as melhores soluções de mobiliário e decoração para estes espaços são justamente aquelas onde as plantas são as protagonistas. Dependendo do espaço que tem disponível, pode escolher entre plantas imponentes ou uma versão mais pequena, o importante é posicioná-las corretamente entre o chão e a grade sem esquecer a possibilidade de optar pela versão suspensa decididamente chique.
Para mobilar uma varanda numa versão chique e muito particular, pode criar uma espécie de jardim Zen num canto da mesma utilizando pedras decorativas e plantas especiais; talvez combinem com escadas antigas que se transformam em superfícies de apoio para a ocasião.