TikTok se tornou o inimigo dos pequenos destinos

A enchente de visitantes obrigou as cidades mais pequenas a limitar o número de autocarros e a bloquear locais turísticos emblemáticos. Alguns chegam mesmo a cobrar “só por olhar”.
Para as novas gerações de viajantes, esses meios tradicionais são cada vez menos consultados. No seu lugar, plataformas como o TikTok tornaram-se a grande fonte de inspiração para explorar o mundo.
O impacto das redes sociais é tão significativo que Paris encerrou o último posto de turismo físico e optou por interagir com visitantes exclusivamente online.
No entanto, a influência do TikTok sobre os destinos mais populares não é unânime — e nem sempre bem recebida.
Estância de esqui italiana “inundada” de turistas após vídeo viral do TikTok
O TikTok, o Instagram e outras redes sociais são alimentados pela novas tendências e conteúdos virais, pelo que, quando um destino se torna popular, é frequente haver uma vaga repentina de visitantes.
As grandes cidades ou as extensas áreas naturais podem muitas vezes registar um fluxo inesperado de viajantes inspirados pelas imagens publicadas nas redes sociais, mas os destinos mais pequenos em área têm muitas vezes dificuldades em lidar com as multidões.
Mais recentemente, uma estância de esqui de montanha em Itália foi invadida por turistascom bastões de selfie depois da cidade coberta de neve se ter tornado viral no TikTok.
Autocarros cheios de visitantes chegaram a Roccaraso, entupindo as estradas, deixando lixo para trás e queimando as encostas com fogos.
Muitos eram caminhantes que tinham reservado pacotes em agências de viagens por apenas 20 euros, incluindo transporte e uma refeição.
Num domingo, a 26 de janeiro, a cidade de apenas 1.500 habitantes enfrentou uma multidão de cerca de 10 mil visitantes.
O frenesim turístico levou as autoridades locais a limitar para 100 o número de autocarros permitidos aos fins-de-semana.
Moradores austríacos bloqueiam vista que inspirou Frozen
No ano passado, os residentes de uma cidade austríaca ficaram fartos dos visitantes que faziam vídeos relembrando o filme da Disney e a sua reação tornou-se viral.
O cenário deslumbrante da cidade montanhosa de Hallstatt terá inspirado o filme de animação Frozen, da Disney.
Todos os anos, mais de um milhão de turistas visitam este destino e muitos deles querem tirar uma selfie com a famosa vista.
Os habitantes da cidade ficaram tão frustrados que colocaram uma vedação a bloquear a vista para impedir os visitantes de tirar fotografias.
Loja de Barcelona cobra os visitantes por “só olharem”
O TikTok também tem sido responsável pela sobrecarga de negócios e lojas individuais que se tornam virais.
Em Veneza, a Estante de água alta tornou-se um fenómeno nas redes sociais porque a livraria inunda regularmente durante as marés altas.
Os influenciadores, vestidos de fato, tiram fotografias ao lado de pilhas de livros em banheiras e numa gôndola, mas raramente mostram interesse em comprar qualquer um dos títulos expostos.
Uma charcutaria histórica em Barcelona deu um passo em frente.
A Queviures Múrria, no bairro de Eixample, foi fundada em 1898 e vende produtos de alta qualidade como caviar, carnes fumadas e queijos artesanais.
São tantos os turistas que entram com a única intenção de tirar fotografias ao interior de estilo modernista, com prateleiras de mogno, que no ano passado apareceu um aviso no exterior.