quinta-feira, abril 24, 2025
InícioMelhores DestinosO Jubileu em Roma: dicas para visitar em 2025

O Jubileu em Roma: dicas para visitar em 2025

 

Jubileu em Roma em 2025

Jubileu

Se você está planejando uma viagem a Roma no próximo ano, há grandes chances de ter visto e ouvido muita conversa sobre o Jubileu de 2025. Este evento extraordinário (na verdade considerado “comum”, mas já vamos chegar lá) atrai milhões de pessoas a Roma e envolve meses de preparação em locais por toda a cidade.

Para os viajantes que planejam uma viagem em torno do Jubileu, há uma onda de entusiasmo por poder participar de um evento tão importante. No entanto, se você estiver planejando uma viagem a Roma que não envolva celebrações do Jubileu, poderá acabar fazendo alguns ajustes de última hora ou chegando a encontrar filas mais longas do que o normal para os lugares que você planejou visitar.

Mas com o planejamento certo e um pouco de experiência, suas férias romanas em 2025 serão uma experiência verdadeiramente única.

Jubileu de Roma

A Cidade Eterna se prepara para o ano jubilar. (crédito)

O que é o Jubileu?

Embora usemos a palavra para falar sobre diferentes tipos de celebrações, a palavra jubileu na verdade, vem do Antigo Testamento e pretendia descrever um ano especial onde pecados, dívidas e outras aflições são perdoadas. No livro de Levítico, um jubileu ocorria a cada 50 anos, mas no século XII o Papa Bonifácio VIII decretou que ocorreria a cada 25 anos.

À medida que os séculos avançavam, estas celebrações do Jubileu eram conhecidas como “ordinárias” (ocorrendo no período determinado de anos) ou “extraordinárias” se um ano jubilar fosse proclamado por um motivo específico. Em 1933, por exemplo, foi proclamado um Jubileu extraordinário para celebrar o 1.900º aniversário da ressurreição de Cristo.

A característica mais importante do ritual jubilar é a abertura e o fechamento final da “porta santa” em cada uma das quatro grandes basílicas que os peregrinos são obrigados a visitar em Roma.

Estas são a Basílica de São Pedro, Santa Maria Maggiore, San Giovanni in Laterano e San Paolo Fuori le Mura. As portas são abertas pelo Papa no início das celebrações do Jubileu, que será no dia 24 de dezembro de 2024, e depois fechadas por ele no dia 6 de janeiro de 2026.

Em todo o mundo, as igrejas católicas dedicam uma porta para o ano jubilar para acomodar paroquianos que não conseguem chegar a Roma. No entanto, a auspiciosidade de passar por uma das quatro portas sagradas é tão poderosa que até 30 milhões de peregrinos irão a Roma durante o ano do Jubileu para completar este rito. Ao longo do caminho, eles visitarão centenas de locais da cidade que são importantes para a Igreja Católica.

Jubileu do Vaticano

Planeje com antecedência para visitar a Basílica de São Pedro em 2025. (crédito)

Como isso afetará Roma?

Com tantas pessoas vindo a Roma e circulando em áreas tão específicas do centro da cidade, houve grandes preparativos em andamento durante todo o ano para deixar a cidade pronta para receber. E embora os trabalhos tenham começado tecnicamente em 2021, ainda há muitos projetos de construção em curso que provavelmente continuarão nos primeiros meses do ano do Jubileu.

Por exemplo, as linhas de bonde que ligam a Cidade do Vaticano a outras partes de Roma estão passando por uma grande atualização, e muitos dos pontos turísticos mais importantes da região, incluindo o Castelo Sant’Angelo e a Piazza del Risorgimento, tiveram grandes desvios. .

Por toda a cidade, os monumentos mais importantes estão a ser limpos e restaurados, o que significa que poderão ser cobertos com camadas de andaimes até ficarem completos.

Embora a cidade tenha prometido estar pronta para a abertura das portas do Jubileu em 24 de dezembro, é um trabalho enorme, com atrasos inevitáveis.

Acrescente a isso o trabalho de construção totalmente independente em andamento na Piazza Venezia, onde uma nova linha de metrô está sendo escavada como parte de um projeto que deverá durar pelo menos 15 anos, e você pode pensar que Roma está em um “trabalho em andamento”. fase. Mas não é à toa que a chamam de Cidade Eterna, e ainda há muito para ver, fazer e experimentar durante as suas férias.

Jubileu dos Museus do Vaticano

Reserve ingressos para os Museus do Vaticano com bastante antecedência. (crédito)

Aproveitando ao máximo a cidade

Primeiro, compre um bom par de sapatos para caminhada. Planeje ficar no centro de Roma, onde você pode confiar nos pés para se locomover, pois o transporte público provavelmente estará lotado e os táxis poderão ser menos numerosos e mais distantes do que o normal.

O Centro Histórico estará tão movimentado como sempre e você ainda descobrirá que pontos turísticos icônicos como a Fonte de Trevi (atualmente em fase de limpeza) brilharão ainda mais do que o normal, então haverá muito para ver em passeios pela cidade.

Em segundo lugar, planeje bem a sua visita – e com bastante antecedência. Se você deseja visitar atrações importantes como o Coliseu, o Panteão e a Villa Borghese, organize seus passeios e ingressos o mais cedo possível. Esperar até chegar à cidade para tentar fazer um passeio pode ser uma tarefa difícil, e você não quer se decepcionar.

No entanto, se quiser visitar os Museus do Vaticano, tenha em mente que as filas e as multidões serão muito maiores do que o habitual, por isso planeie adequadamente. Se antes você precisava de meio dia para visitar, reserve um dia.

Terceiro, lembre-se de que você está visitando uma das maiores cidades do mundo em um dos momentos mais marcantes. O Jubileu ocorre apenas quatro vezes por século e é algo incrível de se testemunhar.

Você verá pessoas de todo o mundo vindo para uma experiência ritual que remonta a séculos. Os pequenos inconvenientes dificilmente importarão quando você pensar neste evento comum (e extraordinário!) do qual você participará, no seu canto de Roma.

Janaam Ávila
Janaam Ávilahttp://sospiscina.com
Sou Janaam Ávila, entusiasta de piscinas e fundador do SOS Piscina. Desde pequeno, aprendi a cuidar de piscinas com meus pais em Barra Mansa, RJ. Hoje, compartilho dicas e soluções práticas para ajudar você a manter sua piscina sempre limpa e segura. Morando em Campinas com minha família, valorizo os momentos de lazer e diversão ao redor da água. Vamos juntos transformar sua piscina em um verdadeiro oásis!
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

Mais Populares