sábado, abril 19, 2025
InícioMelhores Destinos5 destinos clássicos para aproveitar o charme do outono

5 destinos clássicos para aproveitar o charme do outono

Destinos perfeitos para o outono

Se você gosta de viajar sem multidões, pagar menos e ainda curtir paisagens incríveis, o outono é a estação perfeita para explorar o Brasil.

Na estação, que vai de março a junho, as temperaturas ficam mais amenas, os preços das passagens e hospedagens costumam cair, e os destinos turísticos ganham um charme extra com o clima mais agradável.

Confira 5 destinos clássicos para aproveitar o charme do outono no Brasil
Confira 5 destinos clássicos para aproveitar o charme do outono no Brasil – Dani Way / Istock

Seja para curtir os destinos de montanhas, os festivais gastronômicos ou as praias com águas cristalinas do Nordeste e menos gente, essa época do ano tem tudo para garantir uma viagem memorável.

O SOS Piscina, selecionou cinco destinos brasileiros que revelam o melhor da estação.

5 destinos clássicos para aproveitar o charme do outono

Monte Verde (Minas Gerais)

Monte Verde ganha um charme especial no outono, quando as temperaturas começam a cair e a neblina matinal cobre os topos das montanhas. O período é ideal para quem gosta de atividades ao ar livre, como caminhadas pelas trilhas que levam a mirantes como a Pedra Redonda e o Chapéu do Bispo, onde o pôr do sol se destaca ainda mais nessa época do ano.

Avenida principal de Monte Verde cheia durante o dia
Avenida principal de Monte Verde cheia durante o dia – Divulgação/MOVE

A cerca de 4 km dessas trilhas, a Praça da Árvore é ideal para quem quer passear sem pressa, tomar um chocolate quente ou explorar o comércio local. Cercada por lojas de artesanato, cafés e pequenos mercados, a praça oferece um ambiente agradável para quem deseja aproveitar o ritmo mais tranquilo da estação.

Chalé da Pousada Suíça Mineira Garden, em Monte Verde
Chalé da Pousada Suíça Mineira Garden, em Monte Verde – Divulgação

Para completar a experiência, a Pousada Suíça Mineira Garden, situada a 1,8 km da Praça da Árvore, oferece acomodações aconchegantes e uma estrutura completa. Com um ambiente charmoso e acolhedor, dispõe de um belo jardim e uma convidativa lareira exterior, tornando-se a escolha ideal para quem deseja relaxar após um dia de passeios.

Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)

O outono é o momento ideal para visitar Bento Gonçalves e suas vinícolas, onde a paisagem dourada do Vale dos Vinhedos, patrimônio histórico e cultural, compõe o cenário perfeito para degustações e passeios ao ar livre.

Vinícola em Bento Gonçalves; enoturismo é uma das atrações na Serra Gaúcha
Vinícola em Bento Gonçalves; enoturismo é uma das atrações na Serra Gaúcha – Thiago Santos/iStock

A temporada pós-vindima permite conhecer o processo de produção dos vinhos e espumantes diretamente com os produtores, além de oferecer experiências como almoços harmonizados e tours por vinhedos históricos. Para quem busca um toque nostálgico, o passeio de Maria Fumaça pela região resgata a cultura italiana e a tradição dos imigrantes.

Espaço de convivência ao ar livre do LOTE20 Hotel Boutique
Espaço de convivência ao ar livre do LOTE20 Hotel Boutique – Divulgação

Para a hospedagem em Bento Gonçalves, o LOTE20 Hotel Boutique oferece conforto e uma localização estratégica para explorar a região. Com arquitetura integrada ao ambiente, a hospedagem proporciona fácil acesso às vinícolas locais e opções de refeições harmonizadas.

A estrutura inclui um espaço de convivência ao ar livre e vistas panorâmicas da área rural, ideal para quem quer aproveitar a tranquilidade do outono.

Curitiba (Paraná)

Para quem gosta de explorar cidades que combinam urbanismo e áreas verdes, Curitiba se destaca como um destino versátil. Seus parques, como o Tanguá e o Barigui, são ideais para caminhadas e passeios de bicicleta, enquanto o Jardim Botânico mantém sua atmosfera contemplativa em qualquer época do ano.

O belíssimo Palácio de Cristal, um dos cartões-postais de Curitiba
O belíssimo Palácio de Cristal, um dos cartões-postais de Curitiba – estoque

A cidade também é um polo cultural, com eventos que movimentam os teatros e as ruas, além de museus que conectam tradição e modernidade, como o Museu Oscar Niemeyer. No centro, o Mercado Municipal e os cafés do Largo da Ordem oferecem experiências gastronômicas e excelente ponto de encontro para quem deseja aproveitar a estação com boas conversas e sabores marcantes.

O parque Tanguá oferece uma vista incrível
O parque Tanguá oferece uma vista incrível – Lucas Ninno/Istock

Próximo ao Museu de Arte Contemporânea, o NH Curitiba The Five está situado em uma região que facilita o acesso a diferentes atrações da cidade. A hospedagem fica a 3,5 km do Jardim Botânico e a 1,5 km da Rua das Flores, além de estar próxima a parques, museus e centros gastronômicos.

O hotel NH Curitiba The Five tem ótima localização
O hotel NH Curitiba The Five tem ótima localização – Divulgação

A localização permite conhecer tanto as áreas verdes da cidade quanto os espaços culturais e históricos que fazem parte da identidade local.

Campos do Jordão (São Paulo)

Um dos destinos mais procurados para quem quer sentir o outono de maneira mais intensa, Campos do Jordão antecipa o clima de inverno com seus dias ensolarados e noites frias. Não à toa, 36% dos viajantes preferem passar as férias em locais com temperaturas mais baixas, tornando a cidade um destino ideal para quem busca esse tipo de experiência.

Teleférico de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira
Teleférico de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira – Luís Felipe Rodrigues/Divulgação

Além dos tradicionais passeios pelo centro da cidade, como a visita ao Palácio Boa Vista e ao Museu Felícia Leirner, a região oferece atividades como o teleférico do Morro do Elefante, que proporciona uma vista panorâmica de Campos do Jordão.

Para os amantes de esportes, o outono é a época perfeita para praticar mountain bike ou fazer trilhas no Horto Florestal. A gastronomia local também se destaca nesta época do ano, com chocolaterias artesanais e restaurantes especializados em fondues tornando a experiência ainda mais aconchegante.

Mirante do Parque da Cerveja, uma das atrações de Campos do Jordão
Mirante do Parque da Cerveja, uma das atrações de Campos do Jordão – Divulgação

Após um dia de caminhada, é possível aproveitar as opções de hospedagem próximas, como o Hotel Le Renard, situado a 1 km do centro turístico da cidade.

O Hotel Le Renard é uma das opções de hospedagem em Campos do Jordão
O Hotel Le Renard é uma das opções de hospedagem em Campos do Jordão – Divulgação

A hospedagem conta com estrutura que inclui áreas de convivência, espaço ao ar livre e acomodações equipadas para proporcionar uma estadia confortável. A localização permite explorar a gastronomia local e aproveitar as atividades ao ar livre que a cidade oferece durante o outono.

Petrópolis (Rio de Janeiro)

Quando os dias começam a ficar mais frescos, Petrópolis revela um novo ritmo. A cidade abriga o Museu Imperial, onde é possível mergulhar na história do Brasil, e o Palácio de Cristal, que oferece um passeio tranquilo em meio a jardins bem cuidados.

Petrópolis ainda preservas construções do período imperial do Brasil
Petrópolis ainda preservas construções do período imperial do Brasil – Depositphotos/Eduazeedo

Para os amantes da natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um convite a trilhas e mirantes como Travessia Petrópolis-Teresópolis. Além disso, também é um ótimo ponto de partida para conhecer a gastronomia serrana, com destaque para os queijos artesanais e os pratos à base de trutas.

O Hotel Casablanca Koeler tem ótima localização
O Hotel Casablanca Koeler tem ótima localização – Divulgação

Para quem visita Petrópolis durante o outono, o Hotel Casablanca Koeler está situado no coração do centro histórico, proporcionando fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade. Localizado em uma das ruas mais tradicionais, a hospedagem permite explorar a pé atrações como o Museu Imperial e o Palácio de Cristal.

Site de Referência

Janaam Ávila
Janaam Ávilahttp://sospiscina.com
Sou Janaam Ávila, entusiasta de piscinas e fundador do SOS Piscina. Desde pequeno, aprendi a cuidar de piscinas com meus pais em Barra Mansa, RJ. Hoje, compartilho dicas e soluções práticas para ajudar você a manter sua piscina sempre limpa e segura. Morando em Campinas com minha família, valorizo os momentos de lazer e diversão ao redor da água. Vamos juntos transformar sua piscina em um verdadeiro oásis!
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

Mais Populares