quinta-feira, abril 24, 2025
InícioArquitetura em FocoPiscina infinita de Herzog & de Meuron pretende "misturar-se com as águas"

Piscina infinita de Herzog & de Meuron pretende “misturar-se com as águas”

Piscina infinita de Herzog & de Meuron

O estúdio de arquitetura suíço Herzog & de Meuron revelou uma piscina infinita de “ilusão de ótica” no Lago Como, na Itália, feita de aço pré-fabricado e tendo como pano de fundo colunatas históricas.


Localizada na vila de Blevio, a piscina faz parte de um empreendimento maior da Herzog & de Meuron para o resort Mandarin Oriental Lago di Como.

Isto permitiu ao estúdio reconceituar a área da piscina existente e atualizar o spa interior e a recepção do resort.

Vista da piscina infinita e do leito do lago no resort Mandarin Oriental Lago di Como
A piscina infinita foi projetada para “misturar-se às águas” do lago

De acordo com Herzog & de Meuron, a piscina infinita foi projetada para se fundir com a água do lago para criar “uma espécie de ilusão de ótica” – reforçada pela refletividade do exterior de aço brilhante da piscina.

“A nova piscina flutuante foi projetada para se misturar às águas quando vista do lago e para revelar o máximo possível da histórica colunata abobadada”, disse o estúdio.

“Os preenchimentos anteriores em vidro e aço são removidos e os cofres históricos são abertos e ativados”, disse o parceiro do estúdio Herzog & de Meuron, Ascan Mergenthaler, a Dezeen.

Área de bar e restaurante no Lago Como by Herzog & de Meuron
Um bar e área de jantar se estendem do interior

O estúdio fornecia acesso à piscina e ao deck através de uma rampa que levava a um bar e área de jantar recém-criado que se estende desde a colunata em arco da estrutura.

Feita de aço pré-fabricado, a forma projetada da piscina de 40 metros de comprimento foi projetada para reduzir o impacto das ondas. Está ligado de um lado a um terraço de madeira com espreguiçadeiras e guarda-sóis.

O arenito Cardoso, escolhido pela semelhança com as cores do lago, foi utilizado no revestimento interno da piscina.

Piscina coberta do resort Mandarin Oriental Lago di Como
Novas aberturas iluminam as renovadas áreas de spa e recepção

Dentro do edifício do spa próximo à piscina, Herzog & de Meuron concentrou-se em atrair a luz do dia para as áreas de spa existentes – que compreendem um spa molhado e um spa seco – e estabelecer novas conexões visíveis com o exterior.

“Embora a área da piscina tenha sido totalmente reconceitualizada, o spa úmido e seco e as áreas de recepção foram melhorados, mantendo os recursos existentes que ainda não esgotaram sua vida útil”, disse o estúdio.

“O foco principal é a introdução de luz natural nas três áreas do spa e o estabelecimento de múltiplas conexões visíveis com a paisagem circundante.”

No spa seco, uma claraboia circular foi esculpida no teto existente para atrair a luz solar para o espaço subterrâneo, enquanto uma janela em arco de mais de quatro metros de largura foi inserida no muro de contenção existente do spa úmido.

Herzog & de Meuron também adicionou uma série de janelas delineadas por finas molduras de madeira à área de recepção, complementando uma fileira de aberturas menores existentes.

Área de spa no resort Lake Como de Herzog & de Meuron
Madeira escura, tons neutros e pisos de pedra estão presentes em todo o interior

O wet spa, que alberga uma sauna, banho turco e piscina interior existentes, foi actualizado com um novo tecto abobadado em estuque e forrado com telhas de vidro, enquanto o piso de pedra existente no espaço foi reparado.

Aqui, os arquitetos escolheram madeira escura e tons neutros para criar interiores relaxantes que foram decorados com vitrines com molduras de madeira, painéis de parede têxteis estampados e pisos de mosaico que inspiram motivos dos espaços existentes.

Spa seco no resort Lake Como de Herzog & de Meuron
Uma clarabóia circular atrai a luz do dia para os espaços subterrâneos

Embora o spa esteja aberto aos hóspedes, Herzog & de Meuron continua trabalhando no projeto.

“Estão atualmente conceituadas futuras intervenções e adições que irão fortalecer ainda mais o caráter de resort da propriedade existente e formar laços ainda mais estreitos com a natureza e as aldeias circundantes.” Mergenthaler disse.

Outros projetos recentemente revelados por Herzog & de Meuron incluem um cubo gigante proposto para armazenamento de arquivos de três museus em Seul e um edifício de tijolos para o Royal College of Art de Londres.

A fotografia é de Robert Rieger.


Créditos do projeto:

Parceiros: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Ascan Mergenthaler, Andreas Fries
Equipe do projeto: Martin Krapp (diretor de projetos), Alessandro Farina (gerente de projetos), Silvia Carrara, Monica Gaspar Bonilla, Riccardo Orsini, Francisca Soares de Moura
Consultor de projetos: Herzog & de Meuron Basileia
Planejamento geral: Lombardini22
Especialista em piscinas flutuantes: Bluet, solução flutuante
Consultoria em iluminação: Isometrix Iluminação e Design
Construção de piscina: azul
Construção de alimentos e bebidas: Nova Consultoria
Trabalhos em pedra natural: Vallmar
Empreiteiro geral: La Restyling Srl
Móveis e trabalhos internos em madeira: Ramiro Srl
Mobiliário: Estúdio Hop Copper
Tratamentos de superfície interna de spa úmido: Sicis srl
Revestimento de parede: Rubelli SPA
Instalação de estofados e revestimentos de parede: Ci.ti.ell
Dispositivos de iluminação: L Gomiero
Portas e janelas internas de madeira: Tecidos D
Acabamentos de piso interno (Terrazzo): AM Top Boden Gmbh

Site de Referência

Janaam Ávila
Janaam Ávilahttp://sospiscina.com
Sou Janaam Ávila, entusiasta de piscinas e fundador do SOS Piscina. Desde pequeno, aprendi a cuidar de piscinas com meus pais em Barra Mansa, RJ. Hoje, compartilho dicas e soluções práticas para ajudar você a manter sua piscina sempre limpa e segura. Morando em Campinas com minha família, valorizo os momentos de lazer e diversão ao redor da água. Vamos juntos transformar sua piscina em um verdadeiro oásis!
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

Mais Populares