O Google Maps completou 20 anos nesta quinta-feira, 6. Neste período, a plataforma já ajudou mais de 2 bilhões de pessoas a viajar, explorar e descobrir novos lugares ao redor do mundo.
Para comemorar, o Google Maps compartilhou os atrações que mais geraram engajamento no Brasil, como as praias mais fotografadas e as mais bem avaliadas pelos usuários da plataforma.

Confira abaixo a lista das praias brasileiras mais avaliadas e as mais fotografadas:
As praias mais avaliadas do Brasil no Google Maps
A praia brasileira que mais recebeu avaliações foi a das Laranjeiras, em Balneário Camboriú (SC). De acordo com o Google Maps, foram mais de 40 mil “reviews” (avaliações), que deram a nota de 4,7, de cinco possíveis.
“Lugar muito lindo, com suas praias e seus bondinhos que são até bem rápidos e achei modernos, vale super a pena ir e conhecer, a descidas de tobogã e outras atividades e até quiosques caso queira comer ou beber algo, e também aproveitar um pouco da natureza e desse lugar lindo em Balneário Camboriú”, diz uma das avaliações.

Já a segunda praia mais avaliada do Brasil fica no litoral norte de São Paulo. A Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, tem nota 4,5 e mais de 27 mil avaliações na plataforma do Google Maps. Em terceiro está a Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), com quase 27 mil avaliações.
As 10 praias mais avaliadas do Brasil
- Praia das Laranjeiras (Balneário Camboriú, SC)
- Martim de Sá (Caraguatatuba, SP)
- Praia do Forte (Cabo Frio, RJ)
- Guarda do Embaú (Palhoça, SC)
- Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália, BA)
- Praia dos Artistas (Natal, RN)
- Orla Brigitte Bardot (Búzios, RJ)
- Leme (Rio de Janeiro, RJ)
- Praia Barra da Lagoa (Florianópolis, SC)
- Praia do Atalaia (Salinópolis, PA)
As 10 praias mais fotografadas do Brasil
O Google Maps também revelou as dez praias mais fotografadas do Brasil. O primeiro ligar também ficou com a Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú (SC), seguida também catarinense Guarda do Embaú.
Já a Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba (SP), e a Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), ficaram respectivamente em terceiro e quarto lugar.
- Praia das Laranjeiras (Balneário Camboriú, SC)
- Guarda do Embaú (Palhoça, SC)
- Martim de Sá (Caraguatatuba, SP)
- Praia do Forte (Cabo Frio, RJ)
- Orla Brigitte Bardot (Búzios, RJ)
- Praia Ponta das Canas (Florianópolis, SC)
- Praia de Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália, BA)
- Praia Barra da Lagoa (Florianópolis, SC)
- Pontal do Maragogi (Maragogi, AL)
- Praia do Atalaia (Salinópolis, PA)

Novas funcionalidades e recursos do Google Maps
O Maps torna a informação acessível –e de forma gratuita– para que as pessoas encontrem os melhores percursos de carro, moto, bicicleta ou a pé, assim como para o deslocamento em transporte público ou para ter ideias de locais (desde restaurantes, empresas e parques a atrações turísticas) para visitar.
Neste espírito, o Google Maps anuncia três funcionalidades disponíveis globalmente:
- Novidade em sustentabilidade: a partir de hoje, pessoas de todo o mundo poderão visualizar a rota mais sustentável no Maps e escolher a mais eficiente em termos de combustível ou energia para o seu destino. Basta abrir as instruções e tocar na rota com a folha verde. Disponível para iOS e Android.
- Novo avatar: bem a tempo para a comemoração do aniversário, os motoristas poderão trocar a seta azul de navegação do Google Maps por um ônibus festivo.
- Capturas de tela para descobrir lugares: com ajuda dos recursos do Gemini, o Google Maps identificará automaticamente diferentes lugares, restaurantes, atrações e muito mais nas capturas de tela e os adicionará a uma lista personalizada para cada usuário, sem a necessidade de criá-la você mesmo, esteja a pessoa planejando uma viagem ou o próximo local para uma reunião entre amigos. Este novo recurso será lançado no iOS nos EUA este mês e chegará ao Android em breve.