terça-feira, abril 22, 2025
InícioSaúde e Bem EstarDescubra 6 substitutos de manteiga mais saudáveis ​​para cozinhar e assar

Descubra 6 substitutos de manteiga mais saudáveis ​​para cozinhar e assar

A manteiga é, sem dúvida, um ingrediente delicioso e um alimento básico de longa data nas famílias americanas. No entanto, não é a melhor escolha para todos. Por ser um produto lácteo, aqueles com intolerância à lactose, sensibilidade aos laticínios ou aqueles que seguem uma dieta baseada em vegetais precisam evitar essa gordura popular tanto na culinária quanto na panificação.

Mas as razões relacionadas com a saúde que os consumidores procuram por substitutos dela, não param por aí, uma vez que o colesterol dietético e o teor de gordura saturada da manteiga pode ser problemático para aqueles com problemas de saúde cardíaca. Uma colher de sopa da pasta contém 30 miligramas de colesterol dietético (aproximadamente 10% do valor diário) e sete gramas de gordura saturada (35% do valor diário para alguém que ingere 2.000 calorias por dia).

  • Destinos temperamentais RD, CSSD, LD, nutricionista especialista registrada no Top Nutrition Coaching

Há muito que se pensa que o colesterol dietético tem um impacto negativo nos níveis de colesterol no sangue aumentando o risco de aterosclerose (ou acúmulo de placas nas veias e artérias) e, portanto, o risco de doenças cardíacas. No entanto, pesquisas mais recentes não encontraram uma correlação tão direta entre o nutriente e as doenças cardíacas.. Essa mesma noção vale para a gordura saturada. “Embora estudos recentes estejam recuando nesta diretriz, já há algum tempo é consenso que o consumo excessivo de gordura saturada aumenta o risco de doenças cardíacas devido ao seu efeito no aumento do colesterol ruim”, diz Destini Moody, RD, CSSD, LD.

Apesar destas contradições, dado que se descobriu que tanto o colesterol dietético como a ingestão de gordura saturada contribuem potencialmente para o agravamento do risco de doenças cardíacas, é melhor consumi-los com moderação – especialmente para aqueles com condições pré-existentes. “Se você já sofre de doenças cardíacas, então definitivamente vai querer considerar formas alternativas de gordura”, concorda Moody.

Substitutos de manteiga mais saudáveis

Felizmente, suas proezas culinárias não precisarão ser prejudicadas se você decidir cortar a manteiga de suas receitas. Existem muitas alternativas deliciosas e mais nutritivas às quais você pode recorrer – muitas das quais podem já estar na sua despensa! Aqui estão seis dos melhores:

Compota de maçã

Como um lanche adorado e conveniente, a compota de maçã é uma opção comum para pais ocupados. Mas esta fruta não é apenas para crianças, muitos adultos também adoram o sabor e a consistência da compota de maçã. E, curiosamente, a textura e o teor de pectina da compota de maçã tornam-na um substituto perfeito para a manteiga na panificação. “Eu sei que parece loucura, mas adoro substituir manteiga por purê de maçã na minha receita de brownie”, diz Moody. “Você não obtém nenhum sabor de maçã, é uma ótima maneira de reduzir a contagem de calorias (e o teor de gordura) e obtém alguns antioxidantes da fruta que não encontrará em outras gorduras.” Ela usa esse substituto em quantidades individuais como manteiga em sua receita de brownie e em muitos outros produtos assados, como biscoitos, bolos e muffins!

Azeite

O azeite é um alimento básico comumente encontrado em famílias em todo o país, que por acaso possui uma infinidade de benefícios à saúde, especialmente quando se trata de saúde cardíaca. Isso se deve ao seu alto teor de gordura insaturada, ajudando a reduzir o colesterol no sangue e os níveis de inflamação no corpo. Este óleo também é rico em vitamina E, que combate ainda mais a inflamação no corpo e apoia a saúde cardiovascular como antioxidante.

Além disso, o azeite pode ser usado tanto para cozinhar como para assar! Na culinária, use-a em quantidades individuais como manteiga, e opte pelas variedades extra virgens, pois são menos processadas e mais saborosas. Você também pode usar azeite em quantidades individuais na panificação, quando uma receita pede manteiga derretida. Se for necessária manteiga amolecida, use três quartos da quantidade de azeite para manteiga (portanto, se uma receita pedir 4 colheres de sopa de manteiga, use 3 colheres de sopa de azeite). Embora o sabor rico do azeite virgem extra seja procurado em receitas doces como bolo de azeite, opte por variedades virgens para um sabor mais suave em biscoitos, muffins, brownies, biscoitos e pães.

Manteiga de nozes

As manteigas de nozes têm muito a oferecer em termos de benefícios à saúde, graças ao seu conteúdo saudável de gordura, proteína, fibra e micronutrientes. É apenas um bônus adicional que a consistência da manteiga de nozes seja muito semelhante à da manteiga amolecida – perfeita para panificação saudável. “Este é um substituto que pode alterar o sabor do produto final, mas pode funcionar em seu benefício se você estiver fazendo uma sobremesa como biscoitos”, diz Moody. Você pode usar esse substituto em quantidades individuais não apenas em biscoitos, mas também em bolos, brownies e pães doces (pão de banana com manteiga de amendoim, alguém?).

Manteiga Vegetal

Com a crescente popularidade da alimentação sem lacticínios e à base de plantas, a indústria alimentar respondeu com uma vasta gama de alternativas à manteiga à base de plantas – muitas das quais são simplesmente fantásticas. Não, na verdade, muitos deles têm gosto igual ao real. “É ótimo para quem quer aquele mesmo sabor amanteigado sem toda a gordura saturada. Além disso, algumas variedades são ainda superiores para barrar em pães e pãezinhos, pois todos nós conhecemos a dificuldade de tentar espalhar manteiga ainda fria”, diz Moody. Essas alternativas geralmente são à base de nozes ou óleo, e algumas opções até fornecem probióticos por meio da adição de culturas ativas vivas. É apenas um bônus adicional que eles podem ser usados ​​​​em quantidades individuais em receitas salgadas e doces no lugar da manteiga – qualquer receita que peça manteiga normal terá quase exatamente a mesma consistência e sabor com a substituição de manteiga vegetal. manteiga à base.

Purê de Abóbora

Para um substituto sem gordura, rico em fibras e com alto teor de vitamina A, não procure além do purê de abóbora. “Apenas meia xícara de purê de abóbora contém 500% do seu valor diário de vitamina A”, compartilha Moody. Embora você não possa usar a abóbora como substituto da manteiga em receitas salgadas, é um simples *beijo do chef* na panificação, conferindo sabor sutil e textura semelhante à da manteiga. “O purê de abóbora funciona de forma semelhante à compota de maçã, mas a proporção é diferente. Se a receita pedir 1 xícara de manteiga, use ¾ xícara de purê de abóbora. É ótimo para fazer biscoitos de outono ou bolo de cenoura, pois deixa seus produtos assados ​​com uma leve cor laranja”, explica Moody.

Iogurte Grego

E, finalmente, temos o iogurte grego, um alimento básico popular na geladeira graças ao seu alto teor de proteínas e cálcio. Além disso, quando os laticínios são fermentados (como é o caso do iogurte), parte do seu conteúdo de gordura saturada é convertida em gorduras insaturadas saudáveis ​​para o coração, tornando-o uma escolha láctea mais saudável em comparação com a manteiga. E embora você possa optar pelo iogurte grego desnatado para reduzir ainda mais o conteúdo saturado, a consistência de seus produtos assados ​​​​não será tão semelhante à dos originais à base de manteiga em comparação com o iogurte integral. Embora não seja um substituto apropriado para alimentos salgados, o iogurte grego pode ser usado em quantidades individuais como manteiga na panificação. Você também pode optar por iogurtes vegetais, mas diminua a quantidade em um quarto de xícara para compensar a umidade extra. O iogurte funciona bem na maioria dos produtos assados ​​como substituto, incluindo receitas de biscoitos, bolos, pães doces e muffins.

Veja Produtos no Amazon

Janaam Ávila
Janaam Ávilahttp://sospiscina.com
Sou Janaam Ávila, entusiasta de piscinas e fundador do SOS Piscina. Desde pequeno, aprendi a cuidar de piscinas com meus pais em Barra Mansa, RJ. Hoje, compartilho dicas e soluções práticas para ajudar você a manter sua piscina sempre limpa e segura. Morando em Campinas com minha família, valorizo os momentos de lazer e diversão ao redor da água. Vamos juntos transformar sua piscina em um verdadeiro oásis!
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

Mais Populares