segunda-feira, abril 21, 2025
InícioMelhores DestinosTurismo de aventura na Serra do Cipó

Turismo de aventura na Serra do Cipó

A Serra do Cipó, localizada no estado de Minas Gerais, Brasil, é um destino que tem conquistado cada vez mais os apreciadores de espertos naturais e ecoturismo.

Trilhas de diferentes níveis de dificuldade serpenteiam por cânions, campos de altitude e florestas. As cachoeiras são outro grande atrativo para o turismo de aventura na Serra do Cipó.

Com dezenas de quedas d’água, grande variedade de espécies de aves e animais, além de uma flora exuberante, é possível encontrar opções para todos os gostos, como observação de aves, fotografia e camping.

Ainda, é possível encontrar diversas outras opções de aventura na Serra do Cipó, como escalada, Mountain Bike, cavalgada e voo livre.

A Serra do Cipó também carrega grande popularidade pela fama de  suas pousadas charmosas e restaurantes que servem a culinária mineira, proporcionando uma experiência completa para os visitantes.

Então, vamos conhecer, juntos, as principais atrações da Serra do Cipó? Continue com a gente e veja o roteiro que preparamos para ajudá-lo a curtir as paisagens naturais da região.

Onde fica a Serra do Cipó?

A Serra do Cipó é um complexo montanhoso localizado na área central do Estado de Minas Gerais, a aproximadamente  90 quilômetros a nordeste de Belo Horizonte, a capital do estado.

Formada por um solo rochoso, de tipo sedimentar, é caracterizada por seu relevo ondulado, com belas formações de quartzo e de arenito. Coberta pelos biomas de mata atlântica e cerrado, abriga uma abundante biodiversidade e um tipo de beleza natural sem equivalência em qualquer outro lugar do globo.

Geograficamente, situa-se entre os municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas e Itambé do Mato Dentro. A região recebe  visitantes e mantém rígidos critérios de cuidado, por meio da unidade de preservação Parque Nacional da Serra do Cipó.

O que fazer na Serra do Cipó?

Turismo de aventura na Serra do Cipó
Foto: Shutterstock

A Serra do Cipó é uma das porções com maior diversidade biológica da Serra do Espinhaço, uma cordilheira que se estende por Minas Gerais e Bahia. Logo, o que mais existe são possibilidades de explorar os encantos da região. Confira com a gente o que conhecer!

Cachoeira Intancado

O local conta com formações rochosas e cachoeiras com quedas de até 6 metros. A cachoeira faz divisa com o Parque Nacional da Serra do Cipó e tem diversas trilhas de acesso a outras cachoeiras.

Cachoeira da Serenata

A cachoeira é outro grande chamariz para o turismo de aventura na Serra do Cipó. Está a cerca de 9 km de Itambé do Mato Dentro e tem uma queda de 8 metros. Trata-se de mais um local para contemplar a natureza e curtir as quedas d’água.

Poço das Ninfas

Localizado próximo da cidade de Conceição do Mato Dentro, o Poço das Ninfas apresenta águas claras e convidativas. Os visitantes poderão fazer caminhadas, contemplar a natureza, relaxar, entre outras atividades de lazer.

Cachoeira Tabuleiro

Também localizada em Conceição do Mato Dentro, trata-se da cachoeira mais alta de Minas e a terceira maior do Brasil.

São 273 metros de queda livre, sendo uma ótima oportunidade para contemplar a natureza e apreciar a imensidão da Cachoeira Tabuleiro.

Cachoeira Rabo Cavalo

Formada por dois córregos, a cachoeira conta com piscinas naturais e com vegetação variada. Há espécies de Cerrado e Mata Atlântica, contribuindo para a ampliação da biodiversidade no local.

Cânion do Peixe Tolo

Uma das principais atrações de Conceição do Mato Dentro, o cânion conta com trilhas de 5 km e o trajeto pode ser feito, em partes a pé por trilha e em outra parte pelo leito do rio ao caminhar sobre as pedras.

Não Cânion do Peixe Tolo apresenta belíssimos corpos de água, como piscinas naturais, cascatas e quedas d’água, rios, lagos, a maior parte deles de águas tranquilas e banháveis.

Poço Pari

Também localizado em Conceição do Mato Dentro, o Poço Pari conta com trilhas, lanchonetes, churrasqueiras, área de camping e piscinas naturais. O local, portanto, tem diversas atrações favoráveis para o indivíduo curtir a natureza.

Cachoeira da Caverna

Localizada na parte alta da Serra do Cipóa cachoeira apresenta águas geladas, o que pode desencorajar alguns banhistas.

Entretanto, o local ganha protagonismo no gosto dos viajantes por outra característica: suas águas em tons de oliva, que apresentam esta coloração tanto pela refração do reflexo da vegetação local quanto por alguns minerais presentes em sua composição

Cachoeira do Poção

Com 8 metros de queda d’água e 3 metros de profundidade, trata-se de uma das principais cachoeiras da Serra do Cipó.

UM Cachoeira do Poção ainda conta com 50 metros quadrados de piscina natural e trata-se de uma ótima opção para os turistas que pretendem visitar o local em baixa temporada.

Cachoeira do Maurício

O local conta com lagos propícios para banho e apresenta incidência para os raios locais. Trata-se de uma oportunidade para os turistas descansarem, contemplarem a natureza e curtirem o ambiente do Cerrado.

Cachoeira Rala Bunda

Localizada no município de Jabuticabas, a Rala Bunda é, na verdade, uma cascata que apresenta a particularidade de não ter queda livre, proporcionando a oportunidade de descê-la como se fosse um escorregador.

Cânion das Bandeirinhas

Com 6 km de extensão, o Cânion das Bandeirinhas apresenta belezas exclusivas, como quedas d’águas diversas e leitos de rios rasos – em condições climáticas normais, rochosos e de águas translúcidas que entrecortam os paredões do cânion.

Assim, as formações de água da região proporcionam grande beleza contemplativa e experiências incomuns como flutuação ou caminhada sobre as águas. O cânion é formado a partir do afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas.

Cachoeira do Lajeado

A Cachoeira do Lajeado impera como atração turística no povoado de na Lapinha da Serra, com sua queda de cerca de 40 metros e um poço propício para banho. Para chegar ao local, o turista pode enfrentar uma trilha que leva entre duas a três horas  para ser cruzada, a pé ou de bicicleta.

Vale das Borboletas

Localizada a 3,1 km de São Thomé das Letras, a Cachoeira Vale dos Borboletas é uma das principais áreas preservadas da Serra do Cipó. O local conta com diversas borboletas, riachos e quedas atraindo diversos visitantes.

Chico Mendes Park

Consolida-se como uma das mais importantes Unidades de Conservação Ambiental da Serra do Cipó. Localizado no município de Santana do Riacho, o Chico Mendes Park conta com espécies do Cerrado e tem uma área de mais de 31 milhões de hectares.

Quais as atrações para o turismo de aventura na Serra do Cipó?

Turismo de aventura na Serra do Cipó
Foto: Shutterstock

Trekking

A Serra do Cipó possui uma rede de trilhas que se adentram em diferentes, como campos rupestres, cachoeiras e cânions.

As trilhas são variadas e possibilitam que pessoas em diferentes níveis de experiência encontrem opções adequadas para curtir as aventuras locais.

Parapente

Voar sobre a Serra do Cipó, apreciando a vista das montanhas, cachoeiras e campos, é uma sensação indescritível.

A prática do parapente exige equipamentos adequados e acompanhamento de profissionais qualificados para que o turista possa sobrevoar com segurança.

Caiaque e canoagem

Os rios da Serra do Cipó oferecem condições ideais para a prática de caiaque e canoagem. Navegar pelas águas cristalinas, observando a fauna e a flora local.

É possível realizar passeios em rios calmos ou em trechos com corredeiras para quem busca mais aventura.

Camping

Para aqueles com experiência em acampar, ter esta experiência na Serra do Cipó pode ser uma outra forma mais profunda de explorar a interação com a natureza.

A região possui diversos pontos de camping que permitem aos visitantes passar a noite em meio à natureza, apreciando o céu estrelado e a tranquilidade do local.

Passeios de bicicleta

O turismo de aventura na Serra do Cipó pode ser bastante divertido para aqueles que curtem uma pedalada.

Diversas são as opções de trilhas para a prática de ciclismo. Os ciclistas podem explorar a região em diferentes modalidades, como Mountain Bike, cicloturismo e Bikepacking.

Informações sobre a Serra do Cipó

Turismo de aventura na Serra do Cipó
Foto: Shutterstock

Quantos dias são necessários para explorar a Serra do Cipó?

A duração ideal para explorar a região depende do seu propósito de exploração, bem como do tempo que você dispõe para curtir este local, que abrange uma região significativamente extensa.

Entretanto, com uma programação de cerca de três dias é possível aproveitar bastante das maravilhas e aventuras que a Serra do Cipó tem a oferecer e ter um conhecimento geral dos ambientes que um ecossistema tão diversificado tem a oferecer.

Como chegar na Serra do Cipó?

O acesso à Serra do Cipó é relativamente fácil. A principal via de acesso é a rodovia MG-10, que liga Belo Horizonte à Lagoa Santa e, em seguida, à Serra do Cipó.

Para quem vai de avião, o aeroporto de Confins é o mais próximo. Desse local, o viajante pode pegar um ônibus ou um carro para chegar na Serra.

O que levar na mala?

Para sua viagem à Serra do Cipó sem impedimentos por estar mal preparado para enfrentar o clima do local, é importante organizar a mala de maneira estratégica e não se esquecer de alguns itens essenciais.

Confira o que é preciso para uma estadia de duração média no local.

Roupas

Vestimentas leves e confortáveis para o dia, como camisetas, shorts e bermudas. É fundamental levar trajes apropriados para temperaturas mais baixas.

Nas noites, normalmente as temperaturas podem cair bastante. Não se esqueça do protetor solar e óculos de sol, especialmente se você planeja passar bastante tempo ao ar livre;

Calçados

Sapatos de trekking são ideais para as trilhas, mas tênis confortáveis também servem. Leve também um par de sandálias para usar nos Campsites e pousadas;

Equipamentos para camping

Se para aqueles que vão com o objetivo de acampar e aproveitar as belezas naturais da Serra do Cipónão esqueça de levar barraca, saco de dormir, isolante térmico, lanternas, fogareiro e alimentos não perecíveis;

Documentos

Não pense que, por se tratar de um ambiente fora de áreas urbanas, os documentos são dispensáveis.

Portanto, não deixe de portar documentos pessoais, como RG e CPF ou, em caso de falta destes, outras formas de identificação oficial por foto.

Clima

Turismo de aventura na Serra do Cipó

O clima da Serra do Cipó é tropical de altitude, e não é comum observar temperaturas rigorosas no local. Durante o dia o clima é mais ameno e noites com relativa queda, variando normalmente entre 17  e 22ºC.

Entretanto, nas temporadas de seca do cerrado, o cenário pode mudar, com grande oscilação, entre dias com temperaturas elevadas e noites abaixo dos 10ºC.

No verão,  atenção às chuvas frequentes. Além de tornar algumas trilhas mais escorregadias, a alta umidade pode impactar na aclimatação de muitos aventureiros.

Isso porque podem ocorrer desafios respiratórios com a atmosfera mais densa durante o sol forte e dificuldades durante o camping em ambientes úmidos à noite.

Site de Referência

Janaam Ávila
Janaam Ávilahttp://sospiscina.com
Sou Janaam Ávila, entusiasta de piscinas e fundador do SOS Piscina. Desde pequeno, aprendi a cuidar de piscinas com meus pais em Barra Mansa, RJ. Hoje, compartilho dicas e soluções práticas para ajudar você a manter sua piscina sempre limpa e segura. Morando em Campinas com minha família, valorizo os momentos de lazer e diversão ao redor da água. Vamos juntos transformar sua piscina em um verdadeiro oásis!
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

Mais Populares