Como aquecer uma casa
À medida que entramos no auge do inverno, sua casa pode ficar mais fria do que nunca. Alguns proprietários chegam a afirmar que sua casa está quase sempre fria, o que pode ser uma bênção durante o verão, mas uma maldição em meados de janeiro. “Temperaturas baixas dentro de casa podem resultar de perda de calor e isolamento inadequado”, diz Courtney Klosterman, especialista em insights residenciais. “Como proprietário, é importante identificar áreas que podem acelerar a perda de calor.” Para ajudar a impedir a tundra interna que parece ter tomado conta de sua casa, pedimos a especialistas em aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) os melhores conselhos sobre como manter sua casa aquecida – e alguns motivos pelos quais está sempre tão frio.
Por que sua casa está tão fria?
Existem alguns fatores a serem considerados ao lidar com o frio da sua casa, de acordo com Simon Bernath, especialista em HVAC. “Um deles é um sistema de aquecimento subdimensionado, como um forno que não tem a produção necessária de BTU (British Thermal Unit), ou se tem manutenção insuficiente ou é mais antigo e menos eficiente”, diz ele. “Outro factor é, de facto, o isolamento e a vedação do ar deficientes, uma vez que o seu sistema de aquecimento terá dificuldade em acompanhar o tempo mais frio se o calor escapar com demasiada facilidade. Os proprietários devem tentar melhorar o isolamento da sua casa, substituindo janelas e portas antigas e realizando uma auditoria energética para avaliar outras atualizações recomendadas.”
Embora isso possa deixar você e sua família sem dúvida com frio, não se preocupe ainda – há várias maneiras de lidar com as temperaturas congelantes e, ao mesmo tempo, criar um ambiente aconchegante e confortável em sua casa.
6 dicas para manter sua casa aquecida durante todo o inverno
Use um kit de vedação de ar
Bernath sugere o uso de um kit de vedação de ar para evitar o frio em casa no inverno – e este é um projeto que você pode fazer DIY. A vedação do ar pode ser concluída usando calafetagem (para preencher pequenas lacunas e rachaduras nas paredes e ao redor dos caixilhos das janelas) e colocando calafetagem ao redor das portas. Você pode comprar seu próprio kit de isolamento na loja de materiais de construção para evitar correntes de ar em torno de portas e janelas.
Cortinas abertas voltadas para o sol
Se houver janelas específicas em sua casa voltadas para o sol, Bernath sugere manter as persianas abertas para permitir a entrada da luz solar indireta. Isso pode oferecer algum calor natural que você pode estar perdendo ao manter todas as cortinas fechadas.
Invista em um aquecedor de ambiente
Se o seu sistema de aquecimento atual for inadequado e repará-lo for um empreendimento caro, Bernath sugere investir em um aquecedor para manter ambientes específicos aquecidos durante o uso. Aquecedores de ambiente são normalmente baratos, com um de alta qualidade a partir de US$ 20. Apenas lembre-se de seguir as recomendações de segurança do produto e nunca deixar um aquecedor em um ambiente sem vigilância.
Experimente um paisagismo com eficiência energética
Como medida preventiva, investir em um paisagismo com eficiência energética pode ajudar a reduzir parte do ar frio que você sente dentro de casa, de acordo com Klosterman. “Um paisagismo adequado pode ajudar a proteger sua casa dos elementos do inverno, reduzir os custos de aquecimento e melhorar a eficiência energética geral”, diz ela. “Árvores e arbustos estrategicamente posicionados atuam como barreiras naturais, bloqueando os ventos frios e retendo o calor ao redor de sua casa.” Na verdade, o Departamento de Energia dos EUA explica que árvores cuidadosamente posicionadas podem poupar aproximadamente 25% da energia doméstica.
Verifique o isolamento da parede
“O isolamento insuficiente força o sistema de aquecimento a trabalhar mais, desperdiçando energia”, diz Klosterman. “Isso resulta em contas de energia mais altas e pressão desnecessária no seu sistema HVAC. Verificar e atualizar o isolamento das paredes garante que a sua casa permaneça energeticamente eficiente e confortável, ajudando-o a poupar na sua conta de energia a longo prazo.” Além disso, Klosterman acrescenta que a maioria dos projetos de isolamento são fáceis de fazer, para que você não precise gastar muito.
Monitore regularmente seu sistema de aquecimento
Além de resolver um sistema de aquecimento ineficiente, é importante monitorar regularmente seu sistema HVAC para garantir que esteja funcionando de maneira eficaz (de preferência antes do inverno). “Embora melhorar o isolamento possa ajudar, você provavelmente ainda precisará usar seu sistema HVAC, chaminé, aquecedor de água ou aquecedores de ambiente – especialmente em climas mais frios”, diz Klosterman. “A manutenção regular dos sistemas de aquecimento da sua casa pode ajudar a garantir que funcionem de forma adequada e eficiente.”